Na obra clássica Psico-higiene e Psicologia Institucional (B...
Na obra clássica Psico-higiene e Psicologia Institucional (BLEGER, 1984), o autor apresenta e discute o conceito de instituição e a prática da psicologia institucional.
Considerando a compreensão de instituição defendida por Bleger e a atuação em psicologia institucional que o autor propõe, leia as asserções a seguir:
I. Instituição é uma organização de caráter público ou semipúblico, com um grupo diretório, destinada a um fim socialmente reconhecido e autorizado, como, por exemplo, asilos, universidades e hospitais.
II. Toda instituição é campo de aplicação e de investigação, pois a prática não é derivação subalterna da ciência, mas seu núcleo vital, tendo a investigação espaço garantido dentro do curso da prática da psicologia institucional.
III. A psicologia institucional pode se realizar com o psicólogo na condição de empregado, assessor ou consultor, desde que o profissional garanta distância entre dependência econômica e dependência profissional da instituição que o contrata/emprega.
A(s) asserção(ões) correta(s) sobre o conceito de instituição e de psicologia institucional, segundo Bleger, é (são), apenas,