Questão 3 Leia com atenção as afirmativas sobre a História ...
( ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.
( ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996.
( ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.
( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II.
( ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - F, F, V, V, F. Vamos entender cada afirmativa para justificar a resposta correta:
- (Falso) - As transformações ocorridas no contexto das Escolas de Aprendizes Artífices não estavam diretamente ligadas à necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio. Essas escolas, criadas em 1909, eram inicialmente destinadas à educação profissional básica e foram transformadas em Liceus Industriais mais tarde, mas por razões mais amplas relacionadas à evolução da educação profissional no país.
- (Falso) - A Lei nº 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de fato, fortaleceu a integração entre a educação profissional e o ensino médio. No entanto, o ingresso em curso superior para os concluintes de curso técnico de nível médio era possível antes mesmo da aprovação desta lei, desde que cumprissem os requisitos de acesso ao ensino superior como, por exemplo, a aprovação no vestibular.
- (Verdadeiro) - A Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, foi de fato responsável pela criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, incluindo o processo de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC) no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
- (Verdadeiro) - A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II.
- (Falso) - Em 1978, o governo federal criou os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) a partir da transformação de algumas Escolas Técnicas Federais, mas seu foco principal não era a formação de engenheiros de operação e tecnólogos. Tais instituições possuíam uma gama mais ampla de cursos técnicos e tecnológicos, além de oferecerem também cursos de ensino médio e superiores de tecnologia.
A compreensão correta das políticas educacionais e das mudanças legislativas ao longo da história é fundamental para entender o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Ao analisar o contexto e as implicações das leis citadas, é possível chegar à conclusão de que a sequência correta, de cima para baixo, é F, F, V, V, F.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.(FALSA) Em 13 de janeiro de 1937, foi assinada a Lei 378 que transformava as Escolas de Aprendizes e Artífices em Liceus Profissionais, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus.
O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. (FALSA) O Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942 transforma as Escolas de Aprendizes e Artífices em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. A partir desse ano, inicia-se, formalmente, o processo de vinculação do ensino industrial à estrutura do ensino do país como um todo, uma vez que os alunos formados nos cursos técnicos ficavam autorizados a ingressar no ensino superior em área equivalente à da sua formação.
O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. (VERDADEIRA)
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. (VERDADEIRA)
Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. (FALSA) Em 1978, com a Lei nº 6.545, três Escolas Técnicas Federais (Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro) são transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs.Em 1994 a Lei nº 8.948, de 8 de dezembro dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica, transformando, gradativamente, as Escolas Técnicas Federais e as Escolas Agrotécnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs, mediante decreto específico para cada instituição e em função de critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, levando em conta as instalações físicas, os laboratórios e equipamentos adequados, as condições técnico-pedagógicas e administrativas, e os recursos humanos e financeiros necessários ao funcionamento de cada centro.
a) F, F, V, V, F
A questão aborda o tema história da educação profissional no Brasil. Analisando cada item:
( F ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio. Essa transformação ocorreu com a finalidade de uma propagação do ensino profissional de todos os ramos e graus. Essa ideia de educação profissional foi apresentada pela lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937.
( F ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. A permissão dos alunos concluintes dos cursos de educação profissional para cursar o ensino superior veio acontecer em 1961 pela primeira LDB de nº 4029/61. Essa LDB de 1961 tenta romper com o dualismo da educação, isto é, uma educação propedêutica para a classe mais favorecida e uma técnica apenas para os trabalhadores.
( V ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Correta.
( V ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. Correta.
( F ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. Apenas as Escolas Técnicas Federais do Paraná, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), pela Lei nº 6.545, de 30 de junho.
Espero ter contribuído.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/68731-historico-da-educacao-profissional-e-tecnologica-no-brasil
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo