Com base no pensamento construtivista de Jean Piaget sobre a...
Com base no pensamento construtivista de Jean Piaget sobre a Moralidade Infantil, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Anomia
2 - Heteronomia
3 - Autonomia
4 - Egocentrismo
( ) É a atitude natural da mente, quando se depara com a realidade que não consegue assimilar.
( ) É interna a fonte da moral (código de ética interno).
( ) É externa a fonte da moral (pessoas que detêm algum tipo de autoridade para o sujeito).
( ) É o estágio em que a criança procura satisfazer seus interesses motores ou sua fantasia simbólica.
Assinale a sequência correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - 4, 3, 2, 1. Vamos explorar cada conceito para entender melhor esta questão.
Jean Piaget, um dos principais teóricos do desenvolvimento infantil, propôs que a moralidade se desenvolve em estágios à medida que a criança cresce e interage com o mundo ao seu redor.
Egocentrismo: Este conceito refere-se à dificuldade da criança de distinguir entre sua perspectiva e a dos outros. Na questão, "é a atitude natural da mente, quando se depara com a realidade que não consegue assimilar", está relacionado ao egocentrismo, pois a criança interpreta o mundo a partir do seu ponto de vista. Portanto, a primeira lacuna corresponde a 4.
Autonomia: Representa o estágio em que a criança desenvolve um senso de moralidade baseado em códigos internos e pessoais, ao invés de seguir cegamente regras externas. No enunciado, "é interna a fonte da moral (código de ética interno)" refere-se à autonomia, sendo assim a segunda lacuna corresponde a 3.
Heteronomia: Durante este estágio, a criança considera a moralidade como imposta por figuras de autoridade externas, como pais ou professores. A descrição "é externa a fonte da moral (pessoas que detêm algum tipo de autoridade para o sujeito)" se refere a este estágio, preenchendo a terceira lacuna com 2.
Anomia: Este termo se refere à ausência ou à falta de normas e regras. Na questão, "é o estágio em que a criança procura satisfazer seus interesses motores ou sua fantasia simbólica" descreve uma fase em que regras ainda não são internalizadas, ajustando-se à quarta lacuna com 1.
Agora que compreendemos cada conceito, podemos justificar as alternativas:
- Alternativa A: Esta sequência não faz sentido com as definições dos conceitos apresentados.
- Alternativa C: Embora comece corretamente com Egocentrismo, a sequência subsequente está incorreta.
- Alternativa D: Esta sequência não se alinha com os estágios descritos por Piaget.
Portanto, a sequência correta que corresponde às descrições da questão é a alternativa B - 4, 3, 2, 1.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Anomia: Ausência de regras
Autonomia: Organização autônoma de regras
Heteronomia: Submissão às regras impostas do exterior
Egocentrismo: incapacidade de se colocar no lugar do outro. Não consegue inserir o seu ponto de vista entre os outros que já existem. Desconhece as orientações que recebe e não se justifica, não “pensa” sobre o que está fazendo.
Para mim essa ordem considerada a certa não se encaixa.
Nao entendi mada
GAB: B - A sequência está correta!
DESENVOLVIMENTO MORAL DO INDIVÍDUO (Piaget)
• ANOMIA – Crianças de até 6 anos não têm consciência de obrigatoriedade; PIAGET (1994) refere-se ao primeiro estágio da consciência das regras como puramente individual e egocêntrico. Salienta que, no decorrer do jogo, a criança joga bolinhas como bem entende, procurando satisfazer seus interesses motores ou sua fantasia simbólica.
• HETERONOMIA – entre 6 e 9 anos, a criança desenvolve interesse em participar de atividades coletivas e regradas. Percebe as regras como absolutas, imutáveis e rígidas; Aqui temos uma fonte externa moral, ou seja, eu preciso do outro para dizer o que é certo e errado e levo como regras absolutas.
•AUTONOMIA – a partir dos 10 anos, a criança desenvolve conceitos de igualdade e reciprocidade, em que as regras passam a ser percebidas como acordos sociais. Aqui temos o código interno moral, eu sei o que é certo e errado.
E sobre o egocentrismo? De fato é uma atitude natural que ocorre quando surgem situações difíceis de serem assimiladas. Naturalmente a criança se coloca como o centro e desconsidera os outros. Piaget inclusive o enxerga não de uma forma negativa, ou pejorativa, mas como um modo característico de pensamento, principalmente em crianças pequenas.
**Não confunda o estágio de anomia com o egocentrismo, que é pertencente a esse estágio!!**
Outras questões:
Ano: 2019 Banca: IF-SP
Heteronomia: Interesse em participar de atividades coletivas e regradas; regras são algo “sagrado” e imutável; Autonomia: as crianças jogam seguindo as regras com esmero; o respeito pelas regras é compreendido como decorrente de mútuos acordos entre os jogadores. CORRETO
Ano: 2010 Banca: Funiversa
Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral.
E) A consideração da responsabilidade centrando-se unicamente nas consequências materiais da ação, sem levar em conta a intenção que move a ação nem as circunstâncias que a rodeiam. CORRETO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo