Com base nas informações do texto 10A3-II e de acordo com os...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1870114 Engenharia Civil
Texto 10A3-II


A tabela a seguir representa a composição de custos do serviço de alvenaria estrutural de bloco cerâmico, do sistema de custos de obras de edificação da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (SEINFRA).


Internet: <sites.seinfra.ce.gov.br/>.
Com base nas informações do texto 10A3-II e de acordo com os coeficientes de produtividade de mão-de-obra da composição, para produzir 100 m² de alvenaria com uma equipe composta por um pedreiro e dois serventes, serão necessárias
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz um exemplo de cálculo de tempo de serviço a partir de uma tabela de composição de custos. Percebemos inicialmente que a tabela contém quatro materiais, os quais, nesta questão, não interferirá nos cálculos, e duas mãos de obra. Para a mão de obra, o coeficiente, informado na quarta coluna da planilha, diz respeito a quantas horas cada mão de obra necessita para a execução de uma unidade do produto em questão. Nesse caso, um metro quadrado de alvenaria estrutural. Por isso, temos que o coeficiente é o inverso da produtividade, ou seja:

produtividade = 1 / coeficiente

Calculando então as produtividades:

produtividade do pedreiro = 1 / 0,32 = 3,125 m²/h

produtividade do servente = 1/0,39 = 2,564 m²/h



Temos então que a produtividade do servente é menor que a do pedreiro. Entretanto, temos dois serventes na obra em questão, fazendo com que a produtividade da dupla seja maior que a do pedreiro. Por esse motivo, a produtividade do pedreiro é a que ditará o ritmo do serviço. Agora, para calcular o tempo de serviço, basta usar o coeficiente ou a produtividade e o total de serviço demandado:

Tempo de serviço = coeficiente de produtividade x total de serviço demandado

Tempo de serviço = 0,32 h/m² x 100 m²

Tempo de serviço = 32 h

É interessante observar aqui que, mesmo que fosse aumentado mais ainda o número de serventes, o tempo total de serviço continuaria sendo o mesmo, tendo em vista que a produtividade do pedreiro é que dita o ritmo de execução.

Por fim, conclui-se que a resposta correta é a LETRA C.

Gabarito do Professor - LETRA C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

maior carga horária da equipe:

100*0,32= 32h

o bizu é se ligar que a equipe é composta por 1p e 2s, então o coeficiente do servente será divido por 2 (nº de funcionário) ficando 0,195 pra cada.

Complementando a resposta do Adelson...

Como a equipe (COEFICIENTE) dos serventes ficou dividido por 2, então essa equipe ficou mais rápida que apenas 1 pedreiro. Consequentemente, agora o maior coeficiente é o do pedreiro (o mais demorado) e o cálculo de tempo de serviço sempre se faz pelo MAIOR COEFICIENTE.

quem dita o ritmo de produção é a parte da equipe que maior coeficiente (que demora mais), enquanto o resto da equipe fica ociosa

na primeira composição, quem dita a produção é o servente, que produz 0,39... como na segunda composição serão 2 serventes, o coeficiente fica dividido por dois 0,195, ficando o ritmo do trabalho ditado pelo coeficiente do pedreiro que é 0,32/m2. Multiplicando por 100, ficam 32 horas.

Quem vai assentar os tijolos é o pedreiro, então tem que ser feito na velocidade dele, não importa se forem 1000 serventes. Como o pedreiro faz 1m² em 0,32h então ele leva 32h pra fazer os 100m².

... quem "manda" na composição é o oficial do serviço...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo