O monitoramento da qualidade da água distribuída a população...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A técnica de tubos múltiplos é a mais tradicional para a análise de coliformes (totais ou termotolerantes) e E.coli. Esta metodologia permite a quantificação por “número mais provável” (NMP) de microorganismos e é dividida em duas fases sucessivas, uma presuntiva e outra confirmativa. E esta ultima somente é realizada se houver crescimento positivo na etapa presuntiva.
De acordo com o número de tubos positivos em cada uma das diluições e das fases utilizadas, determina-se o número mais provável (NMP), tendo como base tabelas estatísticas.
Além disso, a quantificação “estatística”, através de um resultado que fornece uma quantidade de microorganismos “provavelmente” presente na amostra, que logicamente não é tão adequada quanto uma contagem direta de colônias, dadas em UFC (unidades formadoras de colônias). O resultado atribuído pela visualização de colônias formadas a partir do crescimento de microorganismos sobre a membrana incubada, será sempre mais confiável e reprodutível que o método de NMP.
Resumindo, a técnica de coliformes em tubos tem também múltiplos manuseios e meios a serem preparados e o resultado é “provável”. Então para quem precisa de mais precisão ou quer mais agilidade há outras opções mais adequadas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo