O auditor externo da empresa Mutação S.A., para o exercício...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q264089 Auditoria
O auditor externo da empresa Mutação S.A., para o exercício de 2011, identificou, nas demonstrações contábeis de 2010, divergências que o levam a formar opinião diferente da expressa pelo auditor anterior. Nesse caso, deve o auditor externo

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

NBC TA 710, Item 16. Ao emitir relatório sobre demonstrações contábeis cobrindo, também o período anterior, em conexão com a auditoria do período corrente, se a opinião atual (do mesmo auditor) sobre as demonstrações do período anterior for diferente da opinião expressa anteriormente, o auditor deve divulgar as razões substanciais para a opinião diferente em um parágrafo de Outros Assuntos.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo o professor Lucas Salvetti:
A previsão trazida na NBC TA 710 item 16: Ao emitir relatório sobre demonstrações contábeis cobrindo, também o período anterior, em conexão com a auditoria do período corrente, se a opinião  atual (do mesmo auditor) sobre as demonstrações do período anterior for diferente da opinião expressa anteriormente, o auditor deve divulgar as razões substanciais para a opinião diferente em um no parágrafo de Outros Assuntos.

kcio, a questão fala em auditor diferente, a norma que voce citou fala em "mesmo auditor" com nova opinião, a norma também fala em auditoria abrangendo ambos os períodos, a questão não menciona isto

se a ESAF fundamentou ai, então a questão deveria ser anulada

A assertiva não diz que o último auditor está realizando auditoria que cobre o período anterior. Até onde sei, cada auditoria responde somente pelo período que está coberto pelos trabalhos aceitos.

Concordo com o jose... 

O enunciado em momento algum expressa que o auditor de 2011 está ''cobrindo, também o período anterior'', como fala na NBC TA. Portanto, para mim, causou dupla interpretação.


Precisa ser levado em consideração que a divergência do ano anterior poderá causar diferença relevante de saldos, por isso que o auditor das demonstrações do período corrente não pode se eximir completamente das divergências contidas nas demonstrações do período anterior.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo