Um lactente de 6 meses é levado a serviço de prontoatendimen...
Impõe-se o diagnóstico de
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa correta: D. Hérnia inguinal encarcerada.
Justificativa: A presença de aumento agudo de volume em região inguinoescrotal, estado geral comprometido, choro incontrolável, recusa alimentar, vômitos, cessação das evacuações e da emissão de flatos, dor local e abdominal tipo cólica, junto com a massa inguino-escrotal tensa que não se mobiliza, são característicos de uma hérnia inguinal encarcerada. Além disso, a radiografia mostrando distensão de alças e níveis hidroaéreos confirma a obstrução intestinal secundária a essa condição.
ANÁLISE DAS DEMAIS ALTERNATIVAS:
- A. Epididimite: Incorreta. Epididimite geralmente causa dor testicular e inchaço, mas não provoca distensão abdominal e não é acompanhada por sintomas de obstrução intestinal.
- B. Hidrocele aguda: Incorreta. Hidrocele é um acúmulo de líquido ao redor do testículo e geralmente não é dolorosa, não causando distensão abdominal ou sintomas gastrointestinais.
- C. Torsão de testículo: Incorreta. Torsão testicular causa dor testicular súbita e intensa, mas não está associada a distensão abdominal e níveis hidroaéreos.
- E. Linfadenite inguinal supurativa: Incorreta. Linfadenite inguinal supurativa envolve infecção dos linfonodos inguinais, causando inchaço e dor local, mas não causa obstrução intestinal nem níveis hidroaéreos.
Em resumo: Os sintomas e achados clínicos são mais compatíveis com hérnia inguinal encarcerada, que é uma emergência cirúrgica.
Pontos chave:
- Hérnia inguinal encarcerada pode causar obstrução intestinal e distensão abdominal.
- Diagnóstico diferencial é crucial para manejo adequado.
- Tratamento imediato é necessário para evitar complicações graves.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo