A supressão de vegetação em áreas de preservação permanente ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A seção II da lei é a que trata do regime de proteção das áreas de preservação permanente. Enquanto o Art. 7º estabelece que a vegetação situada em Área de Preservação Permanente deverá ser mantida pelo proprietário da área, possuidor ou ocupante, o Art. 8º traz as condições de intervenção na área. O texto do artigo diz que “a intervenção ou a supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente somente ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas nesta Lei".
Portanto, conclui-se que a supressão, conforme enunciado, somente será permitida nos casos de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas na lei. No código florestal anterior (Lei Nº 4.771, de 15 de setembro de 1965), datado de 1965, de fato constavam apenas as situações de utilidade pública e de interesse social, mas, como foi revogado pela nova lei, não deveria ser referência para a questão. Por isso, cabe pontuar que o texto da LETRA A deveria constar também a situação de baixo impacto ambiental, que foi incluída pelo Novo Código Florestal.
Por fim, conclui-se que, apesar de incompleta, a LETRA A é a resposta para a questão.
Gabarito do Professor - LETRA A
FONTES: BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Institui o novo código florestal brasileiro.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Código Florestal
art. 4º: A supressão de vegetação em área de preservação permanente somente poderá ser autorizada em caso de utilidade pública ou de interesse social, devidamente caracterizados e motivados em procedimento administrativo próprio, quando inexistir alternativa técnica e locacional ao empreendimento proposto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo