O uso de estrutura conservacionista, que consta de um camalh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1870124 Engenharia Civil
O uso de estrutura conservacionista, que consta de um camalhão (dique) e um canal — ou um conjunto desses componentes — construídos transversalmente em relação ao declive do terreno, com espaçamento calculado adequadamente de acordo com a declividade, o tipo, o uso e o manejo do solo, é uma das ações mais utilizadas para combater o processo de erosão hídrica. Assinale a opção correspondente à técnica descrita.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata de técnicas conservacionistas do solo para combate à erosão hídrica. São técnicas que visam à conservação do solo para evitar prejuízos consideráveis aos produtores, especialmente pela perda de solo cultivável. Assim, analisaremos as alternativas:

LETRA A - INCORRETA

As curvas de nível aqui se relacionam com a técnica de plantio em curvas de nível, usada em terrenos íngremes. Consiste em ordenar a produção por meio de linhas com diferentes altitudes do terreno, ajudando a conservar o solo contra erosões e contribuindo com o escoamento da água da chuva, já que a técnica faz com que a água se infiltre mais facilmente na terra e evite os deslizamentos. Portanto, não é a técnica descrita no enunciado.

LETRA B - INCORRETA

Os muros de gabiões são paredes formadas por caixas de pedras, envolvidas com arame. Visam a proporcionar drenagem e resistência à movimentação do solo. Portanto, não é a técnica descrita no enunciado.

LETRA C - INCORRETA

As barragens de terra são construídas para o controle de voçorocas. A técnica consiste em construir pequenas barragens de terra obedecendo a orientação do talude. O funcionamento consiste no enchimento das voçorocas com terra ao passar do tempo. Portanto, não é a técnica descrita no enunciado.

LETRA D - INCORRETA

O valeteamento também é uma técnica para controle de processos erosivos e consiste na abertura de valetas com cerca de 50 a 60 cm de largura e profundidade. Portanto, não é a técnica descrita no enunciado.

LETRA E - CORRETA

O terraceamento consiste justamente na descrição do enunciado. Um camalhão (dique) e um canal, ou o conjunto desses componentes, construídos de forma transversal em relação ao declive do terreno, com o espaçamento sendo calculado de acordo com a declividade, tipo do solo, uso e manejo. A construção de terraços garante a redução da velocidade de escoamento da água e maior infiltração da água no solo, reduzindo assim o processo erosivo. Portanto, é a técnica descrita no enunciado.

Por fim, conclui-se que as alternativas tratam de técnicas de controle de erosão hídrica, mas apenas a LETRA E corresponde à técnica descrita e é, portanto, a resposta para a questão.

Gabarito do Professor - LETRA E

FONTES: VERDUM, R.; VIEIRA, C. L.; CANEPPELE, J. C. G. Métodos e Técnicas para Controle da Erosão e Conservação do Solo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Terraceamento não é sinônimo de cultivo em curvas de nível. Apesar de semelhantes, essas técnicas diferenciam-se pelo fato de essa última ser aplicada em terrenos já acidentados, onde o plantio acompanha os desníveis naturais do terreno, enquanto no terraceamento tais desníveis são artificiais.

https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/arroz/arvore/CONT000fohgb6cq02wyiv8065610dfrst1ws.html

Essa aí foi pra aumentar o conhecimento. kk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo