Em relação à anatomofisiologia das vias aéreas, assinale a ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
A alternativa correta é a A. Vamos explorar por que essa alternativa está correta e os motivos pelos quais as outras alternativas estão incorretas.
Alternativa A: "A traqueia origina-se na laringe ao nível da cartilagem cricoide e mede de 10 a 11 cm de comprimento, terminando na carina, onde ocorre a bifurcação para os brônquios principais direito e esquerdo."
Essa alternativa está correta. A traqueia realmente se origina na laringe, especificamente ao nível da cartilagem cricoide, e sua extensão é de aproximadamente 10 a 11 cm. A traqueia termina na carina, que é a estrutura onde ocorre a bifurcação para os brônquios principais direito e esquerdo.
Alternativa B: "O brônquio principal direito é mais longo que o esquerdo, passando abaixo do arco aórtico antes de atingir o hilo pulmonar, localizando-se abaixo da artéria pulmonar direita."
Essa alternativa está incorreta. O brônquio principal direito é, de fato, mais curto e mais vertical em comparação ao esquerdo, e não mais longo. Ele não passa abaixo do arco aórtico, e sim o brônquio esquerdo, que desvia-se para passar por baixo do arco da aorta.
Alternativa C: "Nas vias aéreas de condução, as trocas gasosas também são realizadas em regiões mais distais, além da umidificação, aquecimento e esterilização do ar inspirado."
Essa alternativa está incorreta. As vias aéreas de condução são responsáveis por transportar, umidificar, aquecer e filtrar o ar inspirado, mas não realizam trocas gasosas. As trocas gasosas ocorrem nas vias aéreas de troca, como os bronquíolos respiratórios e alvéolos.
Alternativa D: "Os lobos são unidades de parênquima, sendo demarcados por reflexões da pleura visceral e, deste modo, o pulmão direito é constituído por dois lobos, e o esquerdo, por três."
Essa alternativa está incorreta. O pulmão direito é constituído por três lobos (superior, médio e inferior), enquanto o pulmão esquerdo possui dois lobos (superior e inferior). A descrição dos lobos está invertida.
Alternativa E: "As vias aéreas de troca gasosa compreendem as porções distais da árvore respiratória, sendo representadas pelos bronquíolos terminais, respiratórios, ductos e sacos alveolares."
Essa alternativa está parcialmente correta, mas contém um erro crucial. As vias aéreas de troca gasosa incluem os bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e sacos alveolares. No entanto, os bronquíolos terminais são a última parte das vias aéreas de condução e não participam diretamente das trocas gasosas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A traqueia é um tubo de 10 a 12,5 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita.
A zona respiratória em fisiologia e no estudo do sistema respiratório, é a região do espaço que compreende uma distância de aproximadamente 150+/-50mm a a partir das narinas, sob a influência da respiração.[1] O ar inspirado passa através da traqueia, brônquios e bronquíolos, eventualmente entrando nos bronquíolos terminais, bronquíolos respiratórios e alvéolos, os bronquíolos respiratórios e alvéolos são a zona respiratória dos pulmões onde a troca gasosa acontece.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo