Leia o fragmento a seguir. Juliette acredita nas próprias h...
Juliette acredita nas próprias histórias por mais estranhas que possam ser. Neste momento, está contando para as pessoas que é bisneta da princesa Anastásia da Rússia.
Sobre a conduta de Juliette, analise as afirmativas a seguir.
I. Caso se revelem como fantasias bem estruturadas, porém passíveis de autoquestionamento, conforme os argumentos são construídos, não podemos considerar a existência de um delírio. No entanto, podemos estar diante de um caso de pseudologia fantástica, que são fantasias construídas ao redor dos desejos da paciente e mescladas à sua realidade.
II. Este fenômeno pode estar presente no transtorno de personalidade histriônico, uma vez que pode ser instrumento na expectativa de centralização da atenção de outrem ao redor da pessoa do paciente.
III. Sendo as histórias de Juliette um delírio, a variedade de transtornos potencialmente responsáveis é muito grande, da esquizofrenia até mesmo um transtorno delirante persistente.
Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - I, II e III.
Vamos analisar cada afirmativa para entender por que todas estão corretas.
I. Pseudologia fantástica: Esta afirmativa descreve uma condição onde a pessoa cria histórias que são fantasias, mas conseguem integrar-se à realidade de forma complexa. A Juliette pode estar criando uma narrativa em que ela acredita, mas que não é um delírio, pois um delírio é uma crença inabalável, mesmo perante evidências contrárias. Esta construção pode ser um exemplo de pseudologia fantástica, que se adapta aos desejos e à realidade percebida pela pessoa.
II. Transtorno de personalidade histriônico: A segunda afirmativa sugere que o comportamento de Juliette pode ser compatível com um transtorno de personalidade histriônico. Indivíduos com esse transtorno geralmente buscam atenção e podem usar histórias ou dramatizações para centralizar a atenção em si mesmos. Assim, a criação de histórias extraordinárias poderia ser um meio de satisfazer essa necessidade.
III. Variedade de transtornos: A terceira afirmativa explica que, se as histórias de Juliette forem, de fato, delírios, elas podem ser sintomas de vários transtornos mentais, como esquizofrenia ou transtorno delirante persistente. Delírios são crenças falsas que não são influenciadas por evidências em contrário e que podem aparecer em várias condições psiquiátricas.
Agora, vamos justificar por que todas as alternativas são corretas.
I. A possibilidade de pseudologia fantástica é correta porque descreve bem um comportamento que não se encaixa estritamente como delírio, mas sim como uma história fantasiosa que a pessoa pode abandonar se confrontada com argumentos racionais.
II. A relação com o transtorno de personalidade histriônico é válida, pois este transtorno é caracterizado pela busca constante de atenção, que pode se manifestar por meio de histórias extraordinárias.
III. Considerar a possibilidade de delírios é correto, pois, caso as histórias sejam delírios, elas podem estar presentes em diversos transtornos psiquiátricos.
Portanto, a resposta correta é E - I, II e III, pois todas as afirmativas estão corretas e explicam diferentes perspectivas sobre o comportamento de Juliette.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo