Sobre a Consciência do Eu, relacione as funções psicopatológ...
1 – Unidade do Eu
2 – Identidade do Eu no Tempo
3 – Oposição do Eu em relação ao mundo
4 – Atividade do Eu
( ) Atualmente, em comparação a sua vida anterior, o Eu não é a mesma pessoa, chegando a usar a terceira pessoa para se referir ao Eu do passado.
( ) Vivência radical de cisão do Eu, quando ambas as séries de identificações e processos anímicos se desenvolvem de forma absolutamente simultânea e contraditória, uma ao lado da outra.
( ) Os pacientes identificam-se completamente com os objetos (pessoas, animais, máquinas) do mundo externo. O indivíduo sente que seu Eu se expande para o mundo exterior e dele não mais se diferencia.
( ) Suspensão da sensação normal de existência do próprio Eu, corporal e psíquico, e/ou sente que, de fato, foi outro que pensou ou desejou seus pensamentos ou desejos e os impôs de alguma maneira.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem dada
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central: A questão aborda o conceito de Consciência do Eu na psicopatologia, focando em diferentes funções e suas possíveis alterações. É essencial compreender cada função do Eu e como elas podem se manifestar de forma patológica.
Alternativa Correta: B - 2 – 1 – 3 – 4.
Agora vamos detalhar por que esta é a resposta correta:
1. Identidade do Eu no Tempo: O enunciado menciona que o indivíduo usa a terceira pessoa para se referir ao Eu do passado, indicando uma quebra na continuidade da identidade ao longo do tempo. Isso corresponde à função de Identidade do Eu no Tempo.
2. Unidade do Eu: A vivência de cisão do Eu, onde as identificações e processos anímicos se desenvolvem simultaneamente e de forma contraditória, se refere à quebra da Unidade do Eu.
3. Oposição do Eu em relação ao mundo: Quando o indivíduo não se diferencia mais do mundo externo e se identifica completamente com objetos, isso indica a falha na Oposição do Eu em relação ao mundo.
4. Atividade do Eu: A suspensão da sensação normal de existência do próprio Eu e a sensação de que pensamentos são impostos por outros reflete a disfunção na Atividade do Eu.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - 3 – 4 – 2 – 1: A ordem das funções não corresponde às descrições dos sintomas apresentados nos enunciados.
C - 1 – 2 – 3 – 4: Embora as funções estejam todas listadas, a sequência não se alinha corretamente com as descrições dos sintomas.
D - 2 – 3 – 1 – 4: Tem a ordem dos primeiros dois itens correta, mas falha na sequência dos últimos dois.
E - 4 – 2 – 3 – 1: A sequência está completamente desalinhada com as descrições apresentadas nos enunciados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo