O suicídio é um grave problema de saúde pública no mundo to...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2382703 Psiquiatria
O suicídio é um grave problema de saúde pública no mundo todo. Estima-se que 90% dos casos de suicídio estão relacionados a algum transtorno mental. Contudo, algumas doenças clínicas estão associadas a maior risco de suicídio, mesmo na ausência de transtorno mental. As doenças clínicas mais associadas a risco de suicídio é/são
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - as doenças crônicas ou síndromes dolorosas, por relação direta a sintomas de desesperança.

O suicídio é um problema de saúde pública que está frequentemente associado a transtornos mentais, mas também pode ocorrer em pacientes com certas doenças clínicas. Essas doenças podem gerar um estado de desesperança e sofrimento que aumenta o risco de comportamento suicida.

Alternativa C: Doenças crônicas e síndromes dolorosas são frequentemente associadas a um risco aumentado de suicídio. Condições como a dor crônica, doenças progressivas ou incapacitantes podem levar a sentimentos de desespero e desesperança. A dor contínua e a percepção de uma qualidade de vida reduzida são fatores que contribuem significativamente para o risco de comportamento suicida nesses pacientes.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: Embora doenças cardiovasculares possam impactar o bem-estar emocional e a saúde mental, especialmente após procedimentos como revascularização, não há uma evidência tão forte de que são as principais responsáveis por um aumento significativo no risco de suicídio em comparação com doenças crônicas ou síndromes dolorosas.

Alternativa B: O hipotireoidismo central pode causar sintomas que afetam o humor e a cognição, mas não é tão diretamente vinculado ao aumento do risco de suicídio quanto as doenças crônicas e síndromes dolorosas. O comprometimento hormonal pode afetar a saúde mental, mas seu impacto direto no comportamento suicida não é tão destacado.

Alternativa D: Problemas como disfunção erétil no homem ou frigidez na mulher podem afetar a autoestima e levar a quadros depressivos, mas esses problemas não são tão fortemente associados ao risco de suicídio quanto as doenças crônicas ou síndromes dolorosas. Eles podem contribuir indiretamente, mas o impacto não é tão direto quanto a dor crônica e a desesperança resultante de condições incapacitantes.

Portanto, a alternativa que reflete corretamente o maior risco de suicídio associado a doenças clínicas é a alternativa C, devido à ligação direta entre sintomas de desesperança e as condições de dor crônica ou doenças progressivas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo