O planejamento da paisagem tornou-se matéria fundamental no ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MCTI
Q1224475 Arquitetura
O planejamento da paisagem tornou-se matéria fundamental no processo de projeto dos espaços construídos, pois, além de proporcionar a melhoria da qualidade cênica dos espaços abertos, contribui para o controle bioclimático local. Nesse sentido, o paisagismo tem-se tornado um campo disciplinar profícuo para os profissionais da arquitetura e do urbanismo. Acerca desse tema, julgue o item subseqüente.
Lúcio Costa propôs que cada perímetro das superquadras de Brasília fosse densamente arborizado por uma única espécie arbórea, de forma que se possibilitasse a identificação da quadra pela espécie plantada. Essa proposta pode ser considerada correta, do ponto de vista do paisagismo, pois permite o controle fitossanitário das espécies e assegura um embelezamento único de cada espaço arborizado. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - errado

Para entender a questão, é importante ter em mente o tema do paisagismo e o papel do planejamento da paisagem na arquitetura e urbanismo. O texto discute o uso do paisagismo como uma ferramenta não só de embelezamento, mas também de controle bioclimático, melhorando a qualidade de vida nos espaços urbanos.

A questão específica fala sobre a proposta de Lúcio Costa para as superquadras de Brasília, sugerindo que cada perímetro fosse arborizado com uma única espécie arbórea. Essa proposta é contestada na questão, levando à conclusão de que a alternativa é errada.

A razão para isso é que o paisagismo, do ponto de vista ecológico e de sustentabilidade, geralmente não recomenda a monocultura (plantio de uma única espécie). Isso porque pode gerar problemas como a falta de biodiversidade, maior susceptibilidade a pragas e doenças, e impacto negativo no controle fitossanitário. Uma única espécie de árvore, se afetada por uma praga específica, pode comprometer toda a área arborizada. Além disso, a diversidade de espécies contribui para um ambiente urbano mais resiliente e ecologicamente equilibrado.

Portanto, a proposta contraria princípios de um paisagismo sustentável e eficaz, tornando a afirmativa incorreta. A alternativa correta é Errado, pois a monocultura não assegura o controle fitossanitário e pode comprometer o embelezamento e saúde do espaço.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A especificação de uma mesma vegetação para compor todo um ambiente não é correta, pois havendo a contaminação por uma praga típica da espécie escolhida, poderia devastar todo o ambiente.

"Assim, ao percorrermos as superquadras do Plano Piloto, surpresas surgirão aos poucos. Arrisca-se a dizer que se tratam de fragmentos de cidades dentro de uma cidade maior, que é Brasília. São vários desenhos urbanos, vários padrões de edifícios, vários tipos de vegetação, diferentes equipamentos etc... Algumas têm parquinhos definidos, outras apenas gramados e jardins bem cuidados. Algumas com comércio intenso, outras mais discretas. Algumas repletas de crianças, outras com moradores mais idosos. Algumas com hortas comunitárias, outras com disputadas quadras de esportes. Algumas com comércios tradicionais e especializados, outras nem tanto; algumas têm igrejas tradicionais em outras as igrejas são de cultos mais recentes. Enfim, usos e apropriações do espaço, apresentando uma variedade urbana, embora guardem semelhanças urbanísticas muito perceptíveis."

Fonte: SUPERQUADRA DE BRASÍLIA, preservando um lugar de viver. (IPHAN)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo