O planejamento da paisagem tornou-se matéria fundamental no ...
Lúcio Costa propôs que cada perímetro das superquadras de Brasília fosse densamente arborizado por uma única espécie arbórea, de forma que se possibilitasse a identificação da quadra pela espécie plantada. Essa proposta pode ser considerada correta, do ponto de vista do paisagismo, pois permite o controle fitossanitário das espécies e assegura um embelezamento único de cada espaço arborizado.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A especificação de uma mesma vegetação para compor todo um ambiente não é correta, pois havendo a contaminação por uma praga típica da espécie escolhida, poderia devastar todo o ambiente.
"Assim, ao percorrermos as superquadras do Plano Piloto, surpresas surgirão aos poucos. Arrisca-se a dizer que se tratam de fragmentos de cidades dentro de uma cidade maior, que é Brasília. São vários desenhos urbanos, vários padrões de edifícios, vários tipos de vegetação, diferentes equipamentos etc... Algumas têm parquinhos definidos, outras apenas gramados e jardins bem cuidados. Algumas com comércio intenso, outras mais discretas. Algumas repletas de crianças, outras com moradores mais idosos. Algumas com hortas comunitárias, outras com disputadas quadras de esportes. Algumas com comércios tradicionais e especializados, outras nem tanto; algumas têm igrejas tradicionais em outras as igrejas são de cultos mais recentes. Enfim, usos e apropriações do espaço, apresentando uma variedade urbana, embora guardem semelhanças urbanísticas muito perceptíveis."
Fonte: SUPERQUADRA DE BRASÍLIA, preservando um lugar de viver. (IPHAN)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo