Acerca do planejamento de contingências, da prevenção e do c...
No método de extinção do fogo por saponificação, o incêndio é combatido por meio da nebulização de uma solução aquosa de sais.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O método de extinção do fogo por saponificação é uma técnica específica utilizada para combater incêndios, especialmente aqueles envolvendo óleos e gorduras. Nesse processo, uma solução aquosa de sais é nebulizada sobre o fogo. Quando essa solução entra em contato com os óleos ou gorduras em combustão, ocorre uma reação química que transforma esses materiais em uma substância semelhante a sabão, chamada de sabão metálico. Essa reação interrompe a combustão, extinguindo o fogo de forma eficaz.
Esse método é particularmente útil em incêndios
GAB: C
A Saponificação é um processo químico muito usado no combate a incêndios causados por líquidos inflamáveis, nos quais não pode ser utilizada água como agente extintor. No caso de incêndios em cozinhas industriais, por exemplo, que são causados por óleo, este, quando entra em contato com a água, caso esteja quente, pode até mesmo explodir decorrente do contraste térmico entre as partes.
Também chamada de hidrólise alcalina, a saponificação ocorre entre um éster e uma base inorgânica ou um sal básico, produzindo um sal orgânico e álcool. A reação recebe tal nome pois quando é usado um éster derivado de um ácido graxo na reação, ela produz o sabão.
Graficamente: Óleo ou gordura + base -> sabão + glicerol
No caso de um incêndio em uma cozinha, como já apontado anteriormente, utiliza-se um sistema de espuma que tem como agente extintor uma solução aquosa de sais orgânicos, extinguindo o incêndio por meio da Nebulização.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo