O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3059620 Fonoaudiologia
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível podem levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Leia atentamente o caso clínico:
A.J.R.A, 5 anos, com Transtorno do Espectro do Autismo, não verbal, comunicação e contato visual restrito, pouca interação e dificuldade com o uso funcional da linguagem, com inflexibilidade e rigidez cognitiva, dificuldade em atividades de colaboração e em compartilhar o foco de atenção.
Diante do exposto, analise as asserções a seguir:

I. Algumas estratégias podem auxiliar estes pacientes, como: aceitar qualquer meio comunicativo ou forma de manifestação como expressão de intencionalidade; realizar atividades que proporcionam o uso de dois meios comunicativos ao mesmo tempo; bem como substituir funções comunicativas gestuais por verbais, mesmo que rudimentares, ou por gestos convencionais.
PORQUE
II. Diante do quadro clínico apresentado, precisa adequar os meios comunicativos às funções comunicativas expressas, ampliando as funções de comunicação e sua possibilidade de utilização em diferentes situações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Correto: C

O tema central desta questão é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), especificamente no contexto da comunicação e das estratégias de intervenção para crianças com este transtorno. O enunciado exige que o candidato conheça as características do TEA e as abordagens fonoaudiológicas que podem ser aplicadas para melhorar a comunicação em crianças com autismo.

Justificativa da Alternativa Correta (C): Asserção I e Asserção II são verdadeiras, e a II justifica adequadamente a I.

Asserção I menciona estratégias que podem ajudar pacientes com TEA, como aceitar qualquer forma de comunicação como legítima e encorajar o uso de múltiplos meios de comunicação. Essas estratégias são fundamentais para promover a comunicação em indivíduos com TEA, já que eles podem ter dificuldades significativas em usar a linguagem verbal de forma convencional.

Asserção II discute a necessidade de adequar os meios comunicativos às funções comunicativas manifestadas, ampliando essas funções em diferentes contextos. Isso está diretamente relacionado à asserção anterior, pois, ao aceitar e trabalhar com os meios de comunicação disponíveis do indivíduo, ampliam-se as possibilidades de interação e expressão em múltiplas situações.

A relação entre as duas asserções indica que, ao promover e aceitar diferentes formas de comunicação (como mencionado na I), podemos efetivamente incrementar as funções comunicativas em várias situações (como mencionado na II), o que justifica a escolha da alternativa C.

Análise das Alternativas Incorretas:

A. A afirmação de que a I é verdadeira e a II é falsa está incorreta, pois ambas as proposições são verdadeiras.

B. Embora ambas as proposições sejam verdadeiras, a alternativa B não reconhece que a II justifica a I, o que a torna incorreta.

D. A afirmação de que a I é falsa e a II é verdadeira é incorreta, pois a I é uma proposição verdadeira.

E. A afirmação de que ambas as proposições são falsas é incorreta, uma vez que ambas são verdadeiras.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo