A respeito da intersetorialidade como estratégia de gestão ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036613 Saúde Pública

A respeito da intersetorialidade como estratégia de gestão das políticas sociais, analise os itens a seguir:


I. É no âmbito do município, como o espaço onde a população tem acesso aos serviços, onde seus problemas se manifestam, que a articulação das políticas sociais se viabiliza, dando maior eficácia a sua gestão. 

II. É no município, como espaço definido territorial e socialmente, que se concretizará a integração interinstitucional e a ação intersetorial. Essa interação pode ser construída através de um processo dinâmico entre os sujeitos, mediada por novos paradigmas, que devem informar a mudança das instituições sociais e de suas práticas.

III. A lógica intersetorial de atuação deve referir-se, basicamente, à população e ao espaço onde se situam. Assim, a base populacional e geográfica permite que se identifique os problemas e as possibilidades de sua solução para atingir uma vida com qualidade. 

IV. A intersetorialidade é a articulação de saberes e experiências no planejamento, realização e avaliação de ações para alcançar efeito sinérgico em situações complexas visando ao desenvolvimento social, superando a exclusão social.

V. É uma nova lógica para a gestão da cidade, buscando superar a fragmentação das políticas, considerando o cidadão na sua totalidade. Isso passa pelas relações homem/natureza, homem/homem que determinam a construção social da cidade.


Estão CORRETOS:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a intersetorialidade na gestão das políticas sociais, que se refere à articulação e integração entre diferentes setores e políticas públicas para a promoção de um desenvolvimento social mais eficaz e inclusivo.

A alternativa correta é a E, que afirma que todos os itens (I, II, III, IV, V) estão corretos. Vamos analisar cada um deles:

I. Afirma que o município é o espaço onde a articulação das políticas sociais se viabiliza, dado que é onde os problemas se manifestam e a população acessa os serviços. Isso está correto, pois é no nível local que as políticas precisam ser integradas para eficácia na gestão.

II. Declara que a integração interinstitucional e a ação intersetorial se concretizam no município, através de processos dinâmicos entre sujeitos. Isso é verdadeiro, pois o município é o espaço por excelência para implementar novas práticas sociais e institucionais.

III. Aponta que a lógica intersetorial deve focar na população e no espaço geográfico, ajudando a identificar e solucionar problemas. Esta visão é correta, pois a base populacional e geográfica é essencial para a eficácia das políticas públicas.

IV. Afirma que a intersetorialidade envolve a articulação de saberes e experiências para enfrentar situações complexas, promovendo o desenvolvimento social. Isso está correto, pois tal abordagem permite superar a exclusão social através de uma ação conjunta e sinérgica.

V. Destaca que a intersetorialidade é uma nova lógica de gestão urbana, considerando a totalidade do cidadão e suas relações sociais e ambientais. Esta afirmação é correta, pois a abordagem integrada busca superar a fragmentação das políticas e promover uma gestão mais holística.

Como todos os itens estão corretos, a alternativa E é a única que satisfaz completamente o enunciado. As outras alternativas excluem um ou mais itens que são, de fato, adequados à descrição da intersetorialidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB:E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo