Considerando que a BNCC não é o primeiro documento a defende...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - Pedagogia |
Q2005769 Pedagogia
Considerando que a BNCC não é o primeiro documento a defender um currículo nacional (MACEDO, 2014), torna-se pertinente apresentar uma linha do tempo sobre essa questão. Atribua “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, às afirmativas abaixo:
I. O artigo 210 da Constituição Federal menciona a delimitação de “conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum”. II. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) – para o Ensino Médio reitera a necessidade de uma base comum e acrescenta que cada sistema e estabelecimento de ensino devem conter uma parte diversificada, considerando as especificidades locais. III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN são criados com o intuito original de normatizar um currículo nacional. IV. Em 2014, os esforços para a construção de uma base ganharam força, passando por um processo de três anos e resultando no documento homologado em 2017.
Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - V, F, V, V

Vamos entender a justificativa para cada afirmativa:

I. O artigo 210 da Constituição Federal menciona a delimitação de “conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum”.

Essa afirmativa é verdadeira. O artigo 210 da Constituição Federal de 1988 realmente estabelece que o ensino fundamental deve ter conteúdos mínimos definidos de maneira a assegurar uma formação básica comum. Esse artigo é uma das primeiras bases legais que apontam para a necessidade de um currículo nacional.

II. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) – para o Ensino Médio reitera a necessidade de uma base comum e acrescenta que cada sistema e estabelecimento de ensino devem conter uma parte diversificada, considerando as especificidades locais.

Essa afirmativa é falsa. Embora as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) abordem a questão da diversidade e do respeito às especificidades locais, elas não são criadas para normatizar uma base comum. Portanto, a afirmativa está incorreta em afirmar que reitera a necessidade de uma base comum.

III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN são criados com o intuito original de normatizar um currículo nacional.

Essa afirmativa é verdadeira. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estabelecidos no final da década de 1990, foram realmente criados com o objetivo de orientar a elaboração dos currículos, fornecendo diretrizes e conteúdos mínimos para todas as escolas do país, o que contribui para a normatização de um currículo nacional.

IV. Em 2014, os esforços para a construção de uma base ganharam força, passando por um processo de três anos e resultando no documento homologado em 2017.

Essa afirmativa é verdadeira. Em 2014, realmente houve um fortalecimento dos esforços para a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), culminando em um processo que durou cerca de três anos, com a homologação do documento final em 2017.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

Alternativa B: A sequência F, V, F, F está incorreta. Afirmativa I é verdadeira e a IV também é verdadeira.

Alternativa C: A sequência V, V, F, V está incorreta. Afirmativa II está errada, pois as DCNs não normatizam uma base comum.

Alternativa D: A sequência V, V, V, F está incorreta. A afirmativa IV é verdadeira, não falsa.

Alternativa E: A sequência F, V, F, V está incorreta. As afirmativas I e IV são verdadeiras, não falsas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

II - Errado.

A reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em áreas, uma vez que entende os conhecimentos cada vez mais imbricados aos conhecedores, seja no campo técnico-científico, seja no âmbito do cotidiano da vida social.

 As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) – para o Ensino Médio reitera a necessidade de uma base comum e acrescenta que cada sistema e estabelecimento de ensino devem conter uma parte diversificada, considerando as especificidades locais. (errado)

É a LDBEN (BRASIL,1996), no artigo 26, que aborda essa necessidade.

Alguém explica melhor? Grata

Motivo da A está correta:

(Art. 210 / CF 88) Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo