Conforme Cegalla, conjunção é uma palavra invariável que li...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1393815 Português


(Fonte: Marta Avancini e Luciana Alvarez. http://revistaeducacao.uol.com.br/ – publicado em out./2014 – adaptação)

Conforme Cegalla, conjunção é uma palavra invariável que liga orações ou palavras da mesma oração. Sobre o uso de conjunções no texto, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na linha 04, Embora é uma conjunção concessiva, que exprime um fato que se concede, que se admite, em oposição a outro. ( ) apesar de (l. 11) é uma locução conjuntiva que, no contexto, expressa ideia de consequência em relação ao fato principal. ( ) Na linha 33, Quando é uma conjunção que exprime tempo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B) V - F - V

1) Embora é conjunção concessiva, equivalendo a: ainda que, mesmo que, mesmo assim, apesar de, conquanto. Sendo essa última bem recorrente em concurso.

2) Esses exemplos mostram que, apesar de um cotidiano atribulado e permeado de desafios, (...). Como demonstrado acima, apesar de é uma conjunção concessiva. Vamos testar?

Esses exemplos mostram que, mesmo que (ainda que) em um cotidiano atribulado e permeado de desafios, (...).

3) Quando se abre o canal de diálogo e interação entre alunos e professores, as ações se traduzem em ampliação do universo de conhecimento, melhoria da aprendizagem, desenvolvimento da consciência cidadã, dentre outras.

Essa última merece muita atenção, pois eu mesmo errei e acabei marcando a letra A achando que era um advérbio de tempo. Depois entendi que o quando era na verdade um conjunção temporal deslocada. Vejamos:

Oração 1: As ações se traduzem em ampliação do universo de conhecimento, melhoria da aprendizagem, desenvolvimento da consciência cidadã, dentre outras.

Oração 2: se abre o canal de diálogo e interação entre alunos e professores.

Repare que a oração 2 é subordinada, pois ela não faz sentido se olhada isoladamente. Então para fazer o nexo dessas orações, é necessário a utilização da conjunção temporal: Quando.

Como fica: As ações se traduzem em ampliação do universo de conhecimento, melhoria da aprendizagem, desenvolvimento da consciência cidadã, dentre outras, quando se abre o canal de diálogo e interação entre alunos e professores.

----------------------

Senhores e senhoras, não tenho vaidade alguma quanto a aprender ou estar errado. Se encontrarem alguma inconformidade, favor me avisar que ficarei feliz em mudar.

Bons estudos!

A questão é sobre conjunções e quer que avaliemos as afirmações a seguir. Vejamos:

 . 

( ) Na linha 04, Embora é uma conjunção concessiva, que exprime um fato que se concede, que se admite, em oposição a outro. 

Verdadeiro. "Embora" é conjunção subordinativa concessiva.

Linha 4:Embora diferentes entre si e fortemente vinculadas às realidades em que estão inseridas..."

Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

Ex.: Embora discordasse, aceitei sua explicação.

 . 

( ) apesar de (l. 11) é uma locução conjuntiva que, no contexto, expressa ideia de consequência em relação ao fato principal. 

Falso. "Apesar de" é uma locução conjuntiva que expressa ideia de concessão, e não de consequência.

Linha 11: "Esses exemplos mostram que, apesar de um cotidiano atribulado e permeado de desafios, em todas as partes do Brasil muitos docentes..."

 . 

( ) Na linha 33, Quando é uma conjunção que exprime tempo.

Verdadeiro. "Quando" é uma

Linha 33:Quando se abre o canal de diálogo e interação entre alunos e professores, as ações se traduzem em ampliação do universo..."

Conjunções subordinativas temporais: têm valor semântico de tempo, relação cronológica...

São elas: logo que, quando, enquanto, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

Ex.: Quando todos saíam, eu estudava.

 . 

Gabarito: Letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo