Decorrente do princípio da legalidade, a doutrina reconhece...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA B
O princípio da humanidade proibe penas cruéis, desumanas ou degradantes, garantindo que as sanções penais respeitem a dignidade da pessoa humana. O princípio da humanidade fundamenta suas limitações como:
• A vedação da pena de morte (salvo em casos de guerra declarada, conforme a Constituição Federal, art. 5º, XLVII, "a").
• A proibição de penas de caráter perpétuo, trabalhos forçados, banimento e penas cruéis (art. 5º, XLVII, da CF)
---
Questão sobre o mesmo assunto: Q1960221
Ano: 2022 | Banca: IBFC | Órgão: PC-BA | Prova: IBFC - 2022 - PC-BA - Investigador de Polícia Civil
Assinale a alternativa que apresenta o significado do princípio da ofensividade.
E) Decorrente do princípio da dignidade da pessoa humana, impõe impedir que a pena venha a ser empregada como instrumento de violência, com tratamento desumano ou cruel
→ Incorreta. Seria o princípio da humanidade
GAB: C
O princípio da humanidade no direito penal é um conjunto de regras que visa garantir a dignidade da pessoa humana durante a execução de uma pena:
- Não é permitida a tortura, nem o tratamento desumano ou degradante.
- Não são permitidas penas de morte, salvo em caso de guerra declarada.
- Não são permitidas penas de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento ou cruéis.
- É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral.
- A classificação do preso deve corresponder ao modo como a pena será executada.
- Não há distinção entre os presos com base em raça, social ou política.
Princípio da humanidade
Esse princípio apregoa a inconstitucionalidade da criação de tipos penais ou a cominação de penas que violam a incolumidade física ou moral de alguém. Dele resulta a impossibilidade de a pena passar da pessoa do condenado, com exceção de alguns efeitos extrapenais da condenação, como a obrigação de reparar o dano na esfera civil (CF, art. 5.°, XLV).
Decorre da dignidade da pessoa humana, consagrada no art. l.°, III, da Constituição Federal como fundamento da República Federativa do Brasil. Foi com base nesse princípio, entre outros, que o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional o regime integralmente fechado para cumprimento da pena privativa de liberdade nos crimes hediondos e equiparados, problema superado com a edição da Lei 11.464/2007.
Masson, Cleber. Direito penal : parte geral (arts. 1o a 120) - 17. ed. - Rio de Janeiro : Método, 2023. p. 52
Princípio da limitação das penas ou da Humanidade
Não haverá penas de :
- Morte (salvo em caso de guerra)
- Perpétua
- Cruéis
- Trabalho Forçado
- Banimento
LETRA C
Princípio da Humanidade: Esse princípio, intrínseco ao Direito Penal, exige que a aplicação das sanções penais seja sempre realizada de forma a preservar a dignidade da pessoa humana. Isso implica em um tratamento justo e humano ao condenado, incluindo a oferta de condições para sua ressocialização e reinserção na sociedade. A assistência social direcionada à recuperação do condenado é uma manifestação concreta desse princípio.
Da culpabilidade: Relacionado à necessidade de que o agente tenha consciência e vontade de praticar o crime para ser responsabilizado penalmente.
Da intervenção mínima: Defende que o Direito Penal deve ser utilizado como última ratio, ou seja, somente quando outras medidas menos intrusivas se mostrarem insuficientes.
Da presunção de inocência: Garante que toda pessoa é considerada inocente até que se prove, em processo legal, sua culpabilidade.
Da assistência social: Não é um princípio específico do Direito Penal, mas sim um direito social previsto na Constituição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo