De acordo com o artigo 6º da Portaria nº 1.010, de 21 de ma...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Vamos entender por que esta alternativa está correta e analisar as outras opções.
De acordo com o artigo 6º da Portaria nº 1.010, de 21 de maio de 2012, as Unidades Móveis para atendimento de urgência podem ser de diferentes espécies. Esta compreensão é fundamental para profissionais da Enfermagem que atuam no atendimento pré-hospitalar e em situações de urgência e emergência.
Analisando a alternativa A: Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre (USB) deve ser tripulada por, no mínimo, 2 (dois) profissionais: um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem. Portanto, a descrição da alternativa A está incorreta, pois menciona 3 profissionais, incluindo um enfermeiro, o que não está de acordo com a Portaria.
Analisando a alternativa B: Unidade de Suporte Avançado de Vida Terrestre (USA) é descrita corretamente, sendo tripulada por, no mínimo, 3 (três) profissionais: um condutor de veículo de urgência, um enfermeiro e um médico. Esta alternativa está correta.
Analisando a alternativa C: Equipe de Aeromédico também está correta. A composição mínima inclui um médico e um enfermeiro. Portanto, esta é outra alternativa correta.
Analisando a alternativa D: Veículo de Intervenção Rápida (VIR) deve ser tripulado por, no mínimo, um condutor de veículo de urgência, um médico e um enfermeiro, conforme descrito corretamente. Assim, esta opção está correta.
Para resolver esta questão, o candidato precisa conhecer detalhadamente as especificações das unidades móveis previstas na Portaria nº 1.010, de 21 de maio de 2012. Esta legislação é crucial para definir a composição das equipes e assegurar a qualidade do atendimento em urgências.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre: viatura Tripulada por no mínimo 2 profissionais, sendo 1 condutor de veículo de urgência e 1 técnico ou auxiliar de enfermagem.
I - Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 2 (dois) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem;
II - Unidade de Suporte Avançado de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 3 (três) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência, um enfermeiro e um médico;
III - Equipe de Aeromédico: composta por no mínimo um médico e um enfermeiro;
IV - Equipe de Embarcação: composta por no mínimo 2 (dois) ou 3 (três) profissionais, de acordo com o tipo de atendimento a ser realizado, contando com o condutor da embarcação e um auxiliar/ técnico de enfermagem, em casos de suporte básico de vida, e um médico e um enfermeiro, em casos de suporte avançado de vida;
V - Motolância: conduzida por um profissional de nível técnico ou superior em enfermagem com treinamento para condução de motolância; e
VI - Veículo de Intervenção Rápida (VIR): tripulado por no mínimo um condutor de veículo de urgência, um médico e um enfermeiro.
USB: 1 condutor
1 aux ou tec enfermagem
(embarcação suporte básico)
USA: 1 condutor
1 Enfermeiro
1 Médico
(Embarcação suporte Avançado)
Aero: 1 Enfermeiro
1 Médico
Moto: Técnico ou Enfermeiro
VIR: 1 Condutor
1 Enfermeiro
1Medico
USB:
1 condutor
1 aux ou tec enfermagem
(embarcação suporte básico)
USA:
1 condutor
1 Enfermeiro
1 Médico
(Embarcação suporte Avançado)
Aero:
1 Enfermeiro
1 Médico
Moto:
Técnico ou Enfermeiro
VIR:
1 Condutor
1 Enfermeiro
1Medico
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo