A lesão cerebral traumática (LCT) é considerada um problema...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1784013 Enfermagem
A lesão cerebral traumática (LCT) é considerada um problema de saúde pública mundial que afeta mais de 10 milhões de pessoas por ano. Por isso, o enfermeiro deve ter conhecimento sobre a sua fisiopatologia, com vistas a intervir corretamente no atendimento inicial. Assim sendo, avalie os itens e assinale o CORRETO.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre Lesão Cerebral Traumática (LCT).

Alternativa correta: C

A alternativa C está correta ao afirmar que a lesão secundária se refere à lesão adicional de estruturas que originalmente não tinham sido prejudicadas no trauma inicial. Vamos entender por quê:

Quando falamos de Lesão Cerebral Traumática (LCT), é essencial distinguir entre os tipos de lesões que podem ocorrer. Há uma classificação importante que divide as lesões em primárias e secundárias.

Lesão Primária: Ocorre no momento do trauma e é causada por forças mecânicas diretas, como impacto ou aceleração/desaceleração. Isso pode resultar em fraturas cranianas, hematomas, contusões e danos difusos ao tecido cerebral. O ponto essencial é que essa lesão é imediata e direta.

Lesão Secundária: Refere-se a processos patológicos que ocorrem após o trauma inicial. Esses processos podem incluir isquemia, hipóxia, edema cerebral, distúrbios metabólicos e inflamação. Esse tipo de lesão pode piorar o dano cerebral e afetar áreas que não foram diretamente impactadas pelo trauma inicial. Por isso, a alternativa C está correta, pois descreve exatamente o que é uma lesão secundária.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: A LCT NÃO é dividida em primária, secundária e terciária. A divisão correta é apenas entre lesões primárias e secundárias. Portanto, essa alternativa está incorreta.

Alternativa B: A lesão primária ocorre no momento do trauma, e não nas primeiras horas após o trauma. Portanto, essa descrição está errada.

Alternativa D: Não existe uma classificação de lesão terciária que resulta em lesão adicional ao encéfalo a partir de quatro semanas após o trauma inicial. Isso faz com que essa alternativa também esteja incorreta.

Esses pontos são cruciais no atendimento inicial de pacientes com LCT, pois o enfermeiro precisa identificar e compreender a natureza das lesões para intervir de maneira eficaz, minimizando os danos secundários e melhorando o prognóstico do paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A LCT pode ser dividida em duas categorias em primária e secundária.

A lesão primária é o trauma direto no cérebro e estruturas vasculares associadas que ocorre na ocasião do trauma original.

A lesão secundária se refere à lesão adicional de estruturas que originalmente não tinham sido prejudicadas no trauma inicial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo