Sobre o caso clínico, qual o diagnóstico provável:
CASO CLÍNICO PARA AS QUESTÕES 32 E 33:
Paciente 48 anos, sobrepeso, sem uso crônico de medicamentos, sem patologias associadas, referindo dor e edema crônico em ambos os membros inferiores, com piora ao fim do dia e melhora ao amanhecer. No exame físico, edema de membros inferiores ++/++++, pulsos periféricos palpáveis.
Sobre o caso clínico, qual o diagnóstico provável:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - Insuficiência venosa crônica.
A questão apresentada envolve a análise de um caso clínico envolvendo um paciente que apresenta dor e edema crônico em ambos os membros inferiores, com piora ao final do dia e melhora ao amanhecer. Esses sintomas são típicos de insuficiência venosa crônica.
Na insuficiência venosa crônica, há uma incapacidade das veias de propiciar um retorno sanguíneo eficaz ao coração. Isso resulta em estagnação do sangue nos membros inferiores, causando edema e sensação de peso, especialmente após longos períodos em pé ou sentado.
Agora, vamos justificar as alternativas:
A - Trombose venosa profunda: É caracterizada por dor, edema, e empastamento local, geralmente unilateral. O caso descrito apresenta edema bilateral, tornando essa opção menos provável.
B - Tromboflebite: Envolve inflamação e trombose de veias superficiais, geralmente acompanhadas de dor e sinais inflamatórios locais, como rubor e calor, o que não está descrito no caso clínico.
C - Doença arterial periférica crônica: Essa condição se manifesta por claudicação intermitente e, em casos mais avançados, dor em repouso e úlceras. O paciente não apresenta essas características, além de a condição afetar mais a circulação arterial, não venosa.
D - Oclusão arterial aguda: Um quadro agudo com dor intensa, palidez, e perda de pulso, o que não condiz com um quadro crônico e bilateral descrito no enunciado.
A descrição do caso clínico, portanto, alinha-se com insuficiência venosa crônica, devido ao padrão de edema bilateral e melhora ao amanhecer, características típicas de comprometimento venoso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alternativa correta: E. Insuficiência venosa crônica.
justificativa
A alternativa E está correta, pois os sintomas apresentados no caso clínico são compatíveis com insuficiência venosa crônica (IVC), que é caracterizada por dor, edema crônico nos membros inferiores, piora ao final do dia e melhora pela manhã, além de edema que é frequentemente bilateral. Os pulsos periféricos estão preservados, o que descarta doenças arteriais, e o edema bilateral também sugere origem venosa. A IVC é comum em pacientes com sobrepeso e em indivíduos que ficam em pé ou sentados por longos períodos.
análise das demais alternativas
[A]: Trombose venosa profunda. [Explicação: Incorreta, pois a trombose venosa profunda (TVP) pode causar edema e dor, mas geralmente a dor é mais intensa e localizada, com a presença de sinais como dor à palpação da panturrilha e possíveis alterações no aspecto da pele (cianose). Além disso, a TVP é mais comumente associada à presença de fatores de risco como imobilização prolongada ou uso de contraceptivos orais.]
[B]: Tromboflebite. [Explicação: Incorreta, pois a tromboflebite é a inflamação de uma veia superficial e é geralmente acompanhada por sinais de inflamação local, como calor, vermelhidão e dor ao longo da veia. No caso clínico, não há sinais de inflamação local, o que torna a tromboflebite menos provável.]
[C]: Doença arterial periférica crônica. [Explicação: Incorreta, pois a doença arterial periférica (DAP) crônica geralmente causa claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar) e perda de pulsos periféricos, além de pele fria e pálida, o que não é observado neste caso, já que os pulsos estão palpáveis e não há referência à claudicação.]
[D]: Oclusão arterial aguda. [Explicação: Incorreta, pois a oclusão arterial aguda é uma condição emergencial, geralmente causada por um êmbolo ou trombo, que resulta em dor súbita, palidez, frieza, perda de pulsos e comprometimento da perfusão do membro afetado. No caso clínico, os sintomas não se encaixam na apresentação típica da oclusão arterial aguda.]
resumo
A alternativa correta é E, insuficiência venosa crônica, pois os sintomas descritos, como edema bilateral, dor e melhora pela manhã, são características típicas dessa condição.
pontos chave
- Insuficiência venosa crônica é caracterizada por edema crônico e dor nos membros inferiores, especialmente piorando no final do dia.
- A preservação dos pulsos periféricos é um indicativo de que a causa não é arterial.
- A IVC é mais comum em indivíduos com sobrepeso e em pessoas com longos períodos de permanência em pé ou sentados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo