A respeito da moral e dos diversos aspectos relativos à étic...
A ética se confunde com a lei, pois ambos os institutos retratam o comportamento de determinada sociedade.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (39)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Errado. Vamos esquematizar para entender esse cafuçu que a banca criou?
Conceito de ética e moral
A ética, por outro lado, é a parte da filosofia que se ocupa do comportamento moral do homem. Ela engloba um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa, que estão ligados à prática do bem e da justiça, aprovando ou desaprovando a ação do homem, de um grupo social ou de uma sociedade. A moral é normativa. Enquanto a ética é ciência, voltada para o comportamento moral, e busca compreender e criticar a moral de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
Conceito de normas éticas e normas jurídicas
As normas éticas, por sua vez, podem ser divididas em diversas categorias: normas jurídicas, normas religiosas, normas de tratosocial ou etiqueta, etc. Para fins de concurso, entretanto, é comum o uso da expressão “normas éticas” para diferenciá-las das normas jurídicas. Podemos dizer que as normas jurídicas (Constituição, leis, decretos, portarias, etc.) incorporam a moral em voga naquele momento ao ordenamento jurídico. É o exemplo que dei do homicídio, que no Brasil é considerado um crime grave. Por outro lado, outros valores advindos da moral em voga em determinado momento social não são incorporados pelo ordenamento jurídico. Aí então temos o Aí então temos o que as bancas de concursos costumam chamar de normas éticas, certo?
Fonte: Professor Paulo Guimarães — Estratégia Concursos
A moral se confunde com a lei, a ética não!
GABARITO = ERRADO!
Errado.
Decreto 1.171.
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
Estou confuso, na questão Q354617, o comentário mais votado fala que ética é confundida com as leis, aqui fala que é a moral.
Ué...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo