Para Yolanda Guerra (2007) instrumentalidade, além de fazer ...
Para Yolanda Guerra (2007) instrumentalidade, além de fazer referência à instrumentalização técnica, condiz com a propriedade que a profissão apresenta, no âmbito das relações sociais, seja em seu processo objetivo ou subjetivo. Nessa lógica, como propriedade sócio histórica, possibilita atender as demandas e o alcance dos objetivos propostos numa condição de reconhecimento social. Ainda sobre o fazer profissional do assistente social, Yolanda Guerra afirma que a instrumentalidade manifesta-se:
I - nas formas de intervenção que surgem, em decorrência das demandas trazidas pelas classes sociais, e que se apresentam no nível do imediato, do fragmentado, manipulatório e que permanece desconectado de uma conjuntura ou determinação maior.
II - no cotidiano das classes mais vulneráveis, no que se refere às mudanças que a prática profissional dos assistentes sociais pode proporcionar.
III - nas funções e atribuições requisitadas aos assistentes sociais, como, por exemplo, executar, planejar, implementar e operacionalizar políticas, dentre outras funções.
Está correto o que se afirma em: