Julgue o item seguinte, acerca dos instrumentos e técnicas q...
Tanto nas entrevistas individuais como nas conjuntas, podem-se utilizar entrevistas não estruturadas, que privilegiam o diálogo aberto, que deve ser conduzido, preferencialmente, pelos entrevistados.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As entrevistas supõem habilidade e técnica do assistente social para que viabilizem o ato de conhecer.
Para tanto podem ser utilizadas entrevistas estruturadas, não estruturadas e semiestruturadas.
As estruturadas são conduzidas com formulários que visam a obtenção de determinadas informações e que, na maioria das vezes, são preenchidos de acordo com padrões já definidos no âmbito de programas ou de serviços.
As não-estruturadas privilegiam o diálogo aberto, conduzido preferencialmente pelos entrevistados. Nesse processo, as informações vão sendo produzidas à medida que os temas surgem e se concatenam.
Finalmente, as entrevistas semiestruturadas comportam tanto a utilização de determinados roteiros como também o diálogo aberto com os entrevistados. Tem sido uma modalidade bastante adotada por permitir a obtenção de dados sobre a situação e a captação de sua dinâmica. As entrevistas podem ser realizadas de forma individual ou de forma conjunta. Essa última modalidade permite observar e estudar as transações concretas entre os sujeitos participantes e criar uma situação em que se estabelece o diálogo entre eles sobre a situação. São comuns, nessa modalidade, as entrevistas familiares conjuntas que possibilitam ao assistente social compreender a dinâmica e a estrutura das relações das famílias (MIOTO, 2001).
As entrevistas, como técnica privilegiada de comunicação, pressupõe um diálogo a dois (entrevistador e um interlocutor/ individual), ou coletiva/grupal, envolvendo mais pessoas, realizada por iniciativa de um técnico, neste caso, o assistente social.
Tem objetivo de construir informações pertinentes para um objeto de pesquisa, e abordagem pelo entrevistador, de temas igualmente pertinentes com vistas a este objetivo.
Segundo Minayo (2010) , através desse procedimento podemos obter dados objetivos ou subjetivos. Continua sua análise, as entrevistas podem ser estruturadas ou não estruturadas, correspondendo ao fato de serem mais ou menos dirigidas.
Assim torna-se possível trabalhar com a entrevista aberta ou não estruturada, onde o informante aborda livremente o tem proposto; bem como a estruturadas que pressupõem perguntas previamente formuladas. Há formas, no entanto, que articulam essas duas modalidades, caracterizando-se como entrevistas semiestruturadas.
GAB.CERTO.
Fonte: Pesquisa Social , Teoria , método e criatividade.
Resposta Certa!
As entrevistas supõem habilidade e técnica do assistente social para que viabilizem o
ato de conhecer. Para tanto podem ser utilizadas entrevistas estruturadas, não
estruturadas e semiestruturadas. As estruturadas são conduzidas com formulários que
visam a obtenção de determinadas informações e que, na maioria das vezes, são
preenchidos de acordo com padrões já definidos no âmbito de programas ou de serviços.
As não-estruturadas privilegiam o diálogo a berto, conduzido preferencialmente pelos
entrevistados
Fonte : Livro Direitos Sociais e Competências Profissionais,Estudos Socioeconômicos,Regina Célia Tamaso Mioto(Mioto)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo