A adoção do modelo gerencial de Administração pública trouxe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930950 Administração Pública
A adoção do modelo gerencial de Administração pública trouxe, entre outras mudanças de paradigma em relação ao modelo burocrático,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão busca identificar se o candidato conhece as formas de Administração Pública: patrimonialista, burocrática e gerencial. Vejamos as alternativas:


A) o controle de resultados das ações públicas, exercido a posteriori, adicional ao controle meramente formal e apriorístico.

Correto. Na administração pública gerencial, a estratégia se volta para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.


B) a meritocracia, em substituição ao clientelismo próprio do modelo burocrático.

Errado. O modelo burocrático já era baseado na meritocracia. Surgiu em contraposição ao clientelismo do modelo patrimonialista.


C) a especialização técnica dos servidores, abandonando o patrimonialismo próprio do modelo burocrático.

Errado. O modelo burocrático já tinha como característica a especialização técnica dos servidores. O patrimonialismo refere-se ao modelo patrimonialista.


D) a verticalização das estruturas hierárquicas, como forma de obter ganhos de escala nos serviços públicos.

Errado. Um dos fundamentos do modelo gerencial é a tendência de horizontalização de estruturas, objetivando a descentralização da decisão e formas flexíveis de gestão.


E) a transferência à iniciativa privada de atividades inseridas no núcleo estratégico público, e não apenas daquelas não exclusivas de Estado.

Errado. Não há transferência das atividades estratégicas. Com o modelo gerencial o Estado revelou-se mais capaz de promover o aumento da qualidade e eficiência dos serviços sociais oferecidos pelo setor público.


Gabarito do professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) o controle de resultados das ações públicas, exercido a posteriori, adicional ao controle meramente formal e apriorístico. CORRETO. 

b) a meritocracia, em substituição ao clientelismo próprio do modelo burocrático. O modelo burocrático que surgiu para substituir o clientelismo do patrimonialista.

c) a especialização técnica dos servidores, abandonando o patrimonialismo próprio do modelo burocrático. O modelo patrimonialista que adota o patrimonialismo e não o burocrático.

d) a verticalização das estruturas hierárquicas, como forma de obter ganhos de escala nos serviços públicos. O modelo gerencial não adota essa tecnica como obtenção de ganhos nos serviços públicos.

e) a transferência à iniciativa privada de atividades inseridas no núcleo estratégico público, e não apenas daquelas não exclusivas de Estado. As atividades estratégicas dos Estado sempre continuará com a iniciativa pública, pois são essencias a ele.

Gab. A

O modelo gerencial, com foco no cliente-cidadão, fala muito em um controle da atuação pública, mas não meramente formal e prévio visto na burocracia, mas também posteriormente à prática do ato. Buscando assim, a satisffação do usuário do serviço público.

O modelo burocrático veio com a ideia de acabar com a palhaçada que havia no patrimonialismo, que não tinha distinção da coisa pública e da particular, cheio de corrupção e a relação descarada do "troca-troca", ou clientelismo. A burocracia de Weber acreditava na meritocracia; o cara iria ocupar o cargo pelo seu mérito e não por favores ou interesses pessoais dos gestores públicos, este modelo queria acabar com a praga do nepotismo e da corrupção.

 

A FCC quase deu um CTRL C + CTL V

Ano: 2018 Banca: FCC Órgão:  Prova: 

No que tange aos modelos teóricos de Administração pública, tem-se que o modelo gerencial apresenta, como um de seus traços distintivos em relação ao modelo burocrático, 

D) controle de resultados, exercido a posteriori, e não apenas controles estritamente formais.

Burocracia - controle a priore, nos processos.

Gerencialismo- controle a posteriore, nos resultados.

Comentários sobre a alternativa E

E) Não há que se falar em transferência à iniciativa privada de atividades desenvolvidas no núcleo estratégico.

O PDRAE dividiu a Administração Pública em:

1. Núcleo Estratégico;

2. Atividade Exclusiva;

3. Serviço Não Exclusivo;

4. Prod. B/S p/ o mercado.

No núcleo estratégico são desenvolvidas as atividades básicas para organização do Governo e do Estado. São os "fazedores" das leis e das políticas públicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo