O conceito de arquivo vem sendo moldado há muitos anos. O...
Associação dos Arquivistas Holandeses, 1975, p. 13 (com adaptações).
As mudanças do conceito de arquivo a partir das primeiras décadas do século XX não incluem o(a)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
A questão aborda a evolução do conceito de arquivo desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Para resolvê-la, é necessário compreender como o entendimento de arquivo tem se transformado ao longo do tempo, especialmente em relação aos tipos de documentos e entidades envolvidas.
Alternativa C: correta
A alternativa correta é a alternativa C, que menciona o abandono da noção de que os arquivos podem ser formados também por documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas. Isso é incorreto, pois essa noção não foi abandonada. Pelo contrário, a arquivística moderna reconhece que arquivos podem incluir documentos pessoais, além de documentos produzidos por instituições.
Explicação das alternativas incorretas:
A - Uso, cada vez maior, dos diversos suportes materiais.
Essa alternativa está incorreta porque reflete uma mudança real no conceito de arquivos. Com o avanço tecnológico, diversos suportes materiais, além do papel, passaram a ser usados para armazenar informações, como mídias digitais.
B - Superação da ideia de que os arquivos constituem conjuntos de documentos destinados a permanecer sob custódia permanente das instituições arquivísticas.
Essa alternativa está incorreta porque também representa uma mudança no conceito de arquivo. Atualmente, alguns documentos têm destino temporário, não sendo necessário que permaneçam sob custódia permanente.
D - Consenso de que os arquivos podem ser constituídos por documentos acumulados pelas entidades privadas.
Essa alternativa está incorreta porque, de fato, houve uma mudança nesse sentido. Hoje é aceito que arquivos podem incluir documentos de entidades privadas, refletindo a natureza diversificada da acumulação documental.
Em resumo, a alternativa C é a correta porque a noção de que arquivos podem incluir documentos pessoais não foi abandonada, enquanto as outras alternativas representam mudanças reais no conceito de arquivos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta correta: "C) abandono da noção de que os arquivos podem ser formados também por documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas."
Analisando cada alternativa:
A) "uso, cada vez maior, dos diversos suportes materiais."
Esta afirmação é verdadeira. A evolução da tecnologia e o surgimento de novos meios de produção de documentos, como documentos eletrônicos e digitais, tem aumentado a variedade de suportes materiais para os documentos de arquivo. A diversidade de suportes materiais vai desde o papel, ao microfilme, às mídias magnéticas e ópticas, como CDs, DVDs, discos rígidos e até a nuvem em servidores online.
B) "superação da ideia de que os arquivos constituem conjuntos de documentos destinados a permanecer sob custódia permanente das instituições arquivísticas."
Esta afirmação também é verdadeira. No passado, a visão era que os arquivos deviam ser mantidos em custódia permanente. Contudo, a abordagem moderna reconhece que nem todos os documentos precisam ser mantidos para sempre. A avaliação arquivística, que decide quais documentos têm valor permanente e quais podem ser descartados após um certo período, é um elemento chave na gestão moderna de arquivos.
C) "abandono da noção de que os arquivos podem ser formados também por documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas."
Esta afirmação é incorreta, o que a torna a resposta correta para a pergunta (que pede o que NÃO mudou no conceito de arquivo). A noção de que os arquivos podem ser formados por documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas não foi abandonada. De fato, documentos pessoais, correspondências, diários, fotografias pessoais, entre outros, podem constituir um arquivo pessoal e são reconhecidos como tais na prática arquivística contemporânea.
D) "consenso de que os arquivos podem ser constituídos por documentos acumulados pelas entidades privadas."
Esta afirmação é verdadeira. Com o tempo, reconheceu-se que os arquivos podem ser constituídos por documentos acumulados por entidades privadas, e não apenas por entidades públicas. Empresas, organizações não governamentais, igrejas e até mesmo famílias podem gerar arquivos a partir de suas atividades.
Portanto, a alternativa C é a resposta correta para esta pergunta, pois representa um aspecto do conceito de arquivo que NÃO mudou desde o século XX - a ideia de que os arquivos podem ser formados também por documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo