Considere as afirmativas abaixo sobre RAID.I. No RAID 1, um ...
I. No RAID 1, um mesmo dado é escrito em dois discos diferentes (espelhamento). Se um disco falhar, o dado estará disponível no outro disco.
II. O RAID 5 pode ser implementado com, no mínimo, 2 discos.
III. Os dados de paridade do RAID 1 ficam armazenados em um único disco.
IV. No RAID 5, os dados de paridade são distribuídos em todos os discos do array, sendo que um disco nunca armazena a paridade de um dado que está armazenado nele.
Está correto o que se afirma APENAS em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Vamos entender o porquê a alternativa C está correta, analisando cada afirmativa:
I. No RAID 1, um mesmo dado é escrito em dois discos diferentes (espelhamento). Se um disco falhar, o dado estará disponível no outro disco.
Esta afirmativa está correta. O RAID 1 é conhecido como espelhamento, onde os dados são duplicados em dois discos. Se um dos discos falhar, o outro disco continuará funcionando normalmente, garantindo a disponibilidade dos dados.
II. O RAID 5 pode ser implementado com, no mínimo, 2 discos.
Esta afirmativa está incorreta. O RAID 5 requer, no mínimo, 3 discos para ser implementado. Isso é porque o RAID 5 utiliza paridade distribuída para garantir a integridade dos dados, e essa paridade é distribuída entre todos os discos do array.
III. Os dados de paridade do RAID 1 ficam armazenados em um único disco.
Esta afirmativa está incorreta. O RAID 1 não utiliza paridade; ao invés disso, ele faz uma cópia exata dos dados em dois discos. Portanto, não há dados de paridade envolvidos no RAID 1.
IV. No RAID 5, os dados de paridade são distribuídos em todos os discos do array, sendo que um disco nunca armazena a paridade de um dado que está armazenado nele.
Esta afirmativa está correta. O RAID 5 distribui os dados de paridade entre todos os discos do array. A paridade é calculada de forma que, se um disco falhar, os dados podem ser reconstruídos a partir dos dados e da paridade restante nos outros discos. Isso impede que um único disco armazene a paridade dos dados que ele próprio armazena.
Portanto, nas afirmativas acima, estão corretas apenas as afirmativas I e IV, justificando que a resposta correta é a alternativa C.
Se precisar de mais alguma explicação ou tiver dúvidas sobre outro tema, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não há dados de paridade no RAID 1.
RAID 5 - Distribui as tiras de paridade por todos os discos, evita a formação de gargalho de desempenho.
RAID 1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
Vantagens:
- - Caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco.
- - Segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).
Desvantagens:
- - Custo relativamente alto se comparado ao RAID 0.
- - Ocorre aumento no tempo de escrita.
- - Não é usado paridade.
O RAID 5 é frequentemente usado e funciona similarmente ao RAID 4 (mínimo de 3 discos), mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobre paridade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array , ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas.
Para aumentar o desempenho de leitura de um array RAID 5, o tamanho de cada segmento em que os dados são divididos pode ser optimizado para o array que estiver a ser utilizado. O desempenho geral de um array RAID 5 é equivalente ao de um RAID 4, excepto no caso de leituras sequenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; perdendo-se um, reduz-se a disponibilidade de ambos os dados e a paridade, até à recuperação do disco que falhou. Isto causa degradação do desempenho de leitura e de escrita.
Vantagens:
- - Maior rapidez com tratamento de ECC.
- - Leitura rápida (porém escrita não tão rápida).
II - RAID 5 exige no mínimo 3 disco.
III - RAID 1 é espelhamento, não utiliza dados de paridade
RAID 5 Permite a falha de 1 disco.
RAID 6 Permite a falha de até 2 discos.
Gabarito: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo