Em conformidade com PEREIRA et al., marcar C para as afirma...
( ) A função da escola na Educação Infantil não é a de ser um substituto para uma mãe ausente, mas de suplementar e ampliar o papel que, nos primeiros anos, só a mãe ou o pai desempenham. Sabe-se que a partir do estabelecimento de uma boa relação da criança com seus pais, sua personalidade estruturarse-á gradualmente e será possível uma satisfatória relação desta criança com o mundo externo.
( ) O controle esfincteriano é uma das aquisições mais importantes do segundo e terceiro anos de vida, junto com outras aquisições como a linguagem, a marcha, e outras funções motoras. Ter condições de controlar os esfíncteres, nessa idade, serve de modelo para o controle motor em geral, para as sensações de domínio e prazer na expulsão ou na retenção das fezes. É um momento que lhe ajudará a discriminar o mundo interno do mundo externo, reforçando o conceito de individuação.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - C - C
Vamos entender o porquê dessa alternativa estar correta e como abordamos o tema da questão.
A questão trata de temas fundamentais na Educação Infantil, especificamente sobre os papéis da escola e da família, e o desenvolvimento infantil, focando em marcos importantes como o controle esfincteriano.
Primeira afirmação:
"A função da escola na Educação Infantil não é a de ser um substituto para uma mãe ausente, mas de suplementar e ampliar o papel que, nos primeiros anos, só a mãe ou o pai desempenham. Sabe-se que a partir do estabelecimento de uma boa relação da criança com seus pais, sua personalidade estruturar-se-á gradualmente e será possível uma satisfatória relação desta criança com o mundo externo."
Essa afirmação está CORRETA. A escola na Educação Infantil complementa o papel dos pais, proporcionando um ambiente que expande as experiências e aprendizagens que a criança já tem em casa. A interação positiva com os pais é crucial para o desenvolvimento emocional e social da criança, que influenciará suas futuras relações.
Segunda afirmação:
"O controle esfincteriano é uma das aquisições mais importantes do segundo e terceiro anos de vida, junto com outras aquisições como a linguagem, a marcha, e outras funções motoras. Ter condições de controlar os esfíncteres, nessa idade, serve de modelo para o controle motor em geral, para as sensações de domínio e prazer na expulsão ou na retenção das fezes. É um momento que lhe ajudará a discriminar o mundo interno do mundo externo, reforçando o conceito de individuação."
Esta também está CORRETA. O controle esfincteriano é realmente uma conquista importante no desenvolvimento infantil, pois está associado ao controle motor e ao processo de individuação, onde a criança começa a se perceber como um ser separado do ambiente e das outras pessoas.
Justificativa das alternativas incorretas:
Alternativa A:
Esta alternativa estaria incorreta porque a segunda afirmação estaria marcada como errada, o que não é o caso.
Alternativa C:
Esta alternativa estaria incorreta porque a primeira afirmação estaria marcada como errada, o que também não é correto.
Alternativa D:
Esta alternativa está incorreta pois ambas as afirmações estão dadas como erradas, mas ambas estão corretas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo