Juscelino Kubitschek de Oliveira, o JK, é uma das personalid...
Juscelino Kubitschek de Oliveira, o JK, é uma das personalidades brasileiras mais biografadas. Ele se incutiu na memória coletiva como o Presidente da República, dos “anos dourados”, que levou o Brasil à modernidade. O governo JK foi marcado por desenvolvimentismo e mudanças. Promoveu um modelo de crescimento econômico de industrialização acelerada. [...] Devido à implantação da política econômica do governo JK, o país deixou de ser basicamente agrário, tendo se transformado em país majoritariamente urbano, e com a preponderância da urbanidade surgindo novas sensibilidades e códigos sociais. Estes, invariavelmente relacionados às novas demandas de consumo (produtos eletrodomésticos, carros e lambretas, vestimentas e artigos de moda), e de cultural (bossa-nova, cinema e teatro), e o primeiro Campeonato Mundial de Futebol.
(Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/ anais/54/1502840154_ARQUIVO_ANPUH2017-JK_trajetorias_ trabalho_completo.pdf.)
Dentre as principais ações realizadas no governo de JK, podemos apontar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - A interligação de regiões do país até então isoladas e a construção de grande malha rodoviária.
Vamos entender por que essa é a alternativa correta e as razões pelas quais as outras opções estão incorretas.
Justificativa da alternativa correta (C):
O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) ficou marcado pelo plano de metas cujo lema era "50 anos em 5", ou seja, uma proposta de acelerar o desenvolvimento do Brasil em cinco anos, como se fossem cinquenta anos de crescimento. Uma das principais ações de JK foi a construção de uma grande malha rodoviária, fundamental para a integração do país.
Além disso, JK promoveu a interligação de regiões isoladas, o que foi essencial para o desenvolvimento econômico e a urbanização do Brasil. A construção de Brasília, a nova capital federal, simboliza essa iniciativa, ao deslocar o eixo político e econômico para o centro do país e estimular a ocupação e desenvolvimento de áreas até então menos povoadas.
Análise das alternativas incorretas:
A - A criação do Estatuto do Petróleo e a da Companhia Siderúrgica Nacional.
Embora importantes, essas ações não foram realizadas no governo de Juscelino Kubitschek. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi criada em 1941 durante o governo de Getúlio Vargas, e o Estatuto do Petróleo é associado à criação da Petrobras em 1953, também no governo Vargas.
B - A reforma monetária na economia brasileira e a criação da Escola Superior de Guerra.
Essas iniciativas ocorreram em diferentes contextos históricos. A reforma monetária mais significativa foi o Plano Cruzado, implementado em 1986, muitos anos após o governo JK. A Escola Superior de Guerra foi criada em 1949, antes do mandato de Juscelino Kubitschek.
D - O estímulo à ocupação das regiões mais distantes do país e a implantação da Política Neoliberal no país.
Embora JK tenha, de fato, incentivado a ocupação de regiões distantes do Brasil, a Política Neoliberal não é característica do seu governo. O neoliberalismo começou a ser implementado no Brasil na década de 1990, especialmente durante o governo de Fernando Collor e posteriormente de Fernando Henrique Cardoso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo