De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos so...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1950138 Contabilidade Geral
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o lucro, o passivo fiscal diferido tem como origem
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Segundo o CPC 32, o Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

Nessa senda, a diferença temporária é a diferença entre o valor contábil de ativo ou passivo no balanço e sua base fiscal. As diferenças temporárias podem ser:

(a) diferença temporária tributável: é a diferença temporária que resulta em valores tributáveis para determinar o lucro tributável (prejuízo fiscal) de períodos futuros quando o valor contábil de ativo ou passivo é recuperado ou liquidado.
(b) diferença temporária dedutível: é a diferença temporária que resulta em valores que são dedutíveis para determinar o lucro tributável (prejuízo fiscal) de futuros períodos quando o valor contábil do ativo ou passivo é recuperado ou liquidado.

Do exposto, vamos verificar as alternativas da questão.

A) Errado. TRIBURO CORRENTE é o tributo devido sobre o lucro tributável do período.  

B) Certo. PASSIVO FISCAL DIFERIDO considera as diferenças temporárias tributáveis. 

C) Errado. As diferenças temporárias dedutíveis resultam em valores que são dedutíveis para determinar o lucro tributável (prejuízo fiscal) de futuros períodos quando o valor contábil do ativo ou passivo é recuperado ou liquidado.
D) Errado. ATIVO FISCAL DIFERIDO relaciona-se a compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados.

Resposta: B


Fonte: CPC 32

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

Por exemplo, quando o valor contábil do ativo é aumentado ao seu valor justo, mas a base fiscal do ativo permanece ao custo para o proprietário anterior, surge uma diferença temporária tributável que resulta em passivo fiscal diferido.

GABARITO LETRA “B”

Fonte: Comitê de pronunciamentos contábeis.

CPC 32

Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

Ativo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro recuperável em período futuro relacionado a: (a) diferenças temporárias dedutíveis; (b) compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados; e (c) compensação futura de créditos fiscais não utilizados

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo