No que se refere à ética e ao exercício da cidadania, julgue...
Configura um dos elementos indispensáveis para o exercício da cidadania o efetivo conhecimento a respeito dos direitos
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (56)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não entendi o erro. veja o comentário do Alagoas cursos:
Configura um dos elementos indispensáveis para o exercício da cidadania o efetivo conhecimento a respeito dos direitos.
CERTO. O efetivo conhecimento acerca dos direitos, resultado de um processo de educação focado na cidadania, sem dúvida é um dos componentes que viabilizam o seu exercício.
Avante!!!
Concordo com os colegas à cima, e de acordo com as normas internacionais de direitos humanos:
Autor do clássico “A Reconstrução dos Direitos Humanos” (Companhia das Letras, 1991), Celso Láfer afirmou em Nova Iorque: O Brasil é uma nação predestinada à civilidade, defendendo mais adiante os valores inerentes à democracia: o pluralismo, o respeito à vontade da maioria, a tolerância com o outro, a busca do consenso e o primado do direito.
Não há nada que justifique o desrespeito aos direitos das minorias culturais, religiosas e étnicas, qualquer que seja o pretexto, pois a igualdade só é real quando se respeita o diferente, o heterogêneo. Isto precisa ser bem compreendido e praticado. Como afirma Austragésimo de Athayde, o principal redator da Declaração Universal dos Direitos do Homem (Paris, 1998), o respeito aos direitos humanos é universal, não podendo ser violado de nenhuma forma.
Direitos humanos e cidadania são conceitos que estão ligados à nossa atividade . Envolvem o exercício de nossas funções, balizando-as e tornando-as instrumentos de maior importância para a avaliação do resultado de nossas atividades. Qualificam-nas. São importantes, não somente os resultados, mas os instrumentos e técnicas utilizadas para alcançá-los, de forma perene, democrática e que satisfaça e traga confiança à população em geral. A devida compreensão dos direitos humanos e cidadania nos remetem às origens do Estado. Como conceito de Estado, um dos mais comuns é a confluência de uma população permanente, território definido e governo, que juntos são organizados, e procuram pela sua autodeterminação e soberania interna e externa (Convenção de Montevidéu sobre os Direitos e Deveres dos Estados, 1933).
Desta forma não há de se falar em Cidadania sem a ética, em tela a questão está "CORRETA".ESTRANHA A RESPOSTA DA BANCA ...
Concordo com os colegas que a questão dá margem a discussão, como várias da banca Cespe.
No entanto, acredito que a banca considerou errado, novamente, pelos termos restritivos "elementos indispensáveis" e "o efetivo conhecimento a respeito dos direitos".
Vejamos um exemplo para tentar "defender a banca" (rs - advogado do diabo). É muito comum encontrarmos pessoas que não tem a menor ideia de como funciona o sistema proporcional de escolha dos deputados, ou que um senador é eleito para mandato de oito anos. Isto, porém, não retira dessas pessoas o direito de votar. Se o "efetivo conhecimento" fosse indispensável para o exercício da cidadania (o ato de votar, no exemplo), como ficaria isso?
Acho que a banca considerou errado o excesso da questão. Não o seu oposto. Estaria certa se falasse que o efetivo conhecimento amplia o exercício da cidadania. Ou algo assim, sem restringir.
Cuidado com Cespe. Nem sempre "o mais vantajoso" é o mais "razoável" (não consigo entender isso, mas pro Cespe é assim)... hehehe
Enfim, concordo que é uma questão muito escorregadia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo