Todavia, com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ...
Certamente porque não é fácil compreender certas questões, as pessoas tendem a aceitar algumas afirmações como verdades indiscutíveis. É natural que isso aconteça, quando mais não seja porque as certezas nos dão segurança e tranquilidade. Pô-las em questão equivale a tirar o chão de sob nossos pés.
Todavia, com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, certezas tidas como inquestionáveis no passado distante foram colocadas em xeque, dando lugar a um novo modo de lidar com as certezas e os valores.
Questioná-los, reavaliá-los, negá-los, propor mudanças às vezes radicais tornou-se frequente e inevitável, dando-se início a uma nova época da sociedade humana. Introduziu-se o conceito não só de evolução como de revolução.
A certa altura desse processo, os defensores das mudanças acreditavam-se senhores de novas verdades, mais consistentes porque eram fundadas no conhecimento objetivo das leis que governam o mundo material e social.
Mas esse conhecimento era ainda precário e limitado. Basta dizer que, até começos do século XX, ignorava-se a existência de microrganismos − como vírus e bactérias −, o que inviabilizava o tratamento de doenças como a tuberculose.
Esses fatos − que são apenas uns poucos exemplos do que tem ocorrido − tornam indiscutível a tese de que a mudança é inerente à realidade tanto material quanto espiritual, e que, portanto, o conceito de imutabilidade é destituído de fundamento.
(Adaptado de Ferreira Gullar. Folha de S.Paulo, Ilustrada, 06/05/2012)
Todavia, com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, certezas tidas como inquestionáveis no passado distante foram colocadas em xeque...
Mantendo-se a correção e a lógica, o elemento grifado
acima pode ser substituído por:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na questão proposta, o foco está em identificar o uso correto de conectivos que estabelecem relações de contraste ou oposição entre ideias. A compreensão deste tema é essencial para interpretar a lógica de um texto e observar como as ideias se conectam. Os conectivos são palavras ou expressões que ligam as orações ou frases, indicando relações de causa, consequência, contrariedade, entre outros.
A alternativa A - Contudo é a correta. Isso porque o texto original usa a palavra "Todavia" como um conectivo que introduz uma ideia contrastante ou adversativa em relação ao que foi anteriormente mencionado. "Contudo" é um sinônimo de "Todavia" e mantém a mesma relação de oposição, garantindo a correção e a lógica do texto.
Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Porquanto: Este conectivo indica uma relação de causa, como "porque". Ele não é adequado para substituir "Todavia", que é um conectivo de oposição.
C - Conquanto: Este é um conectivo que introduz uma ideia de concessão, como "embora". Mesmo que tenha uma leve relação de contraste, ele não se encaixa perfeitamente na ideia de oposição direta que "Todavia" expressa no contexto.
D - Assim: "Assim" é um conectivo que indica consequência ou conclusão. Substituí-lo por "Todavia" não manteria a lógica adversativa desejada no texto.
E - Logo: "Logo" também marca uma relação de conclusão ou consequência, similar a "assim". Não possui a carga de oposição necessária para substituir "Todavia".
Portanto, a alternativa A - Contudo é a que preserva a relação adversativa, mantendo o sentido e a lógica do texto original.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(A)
As conjunções adversativas são aquelas que indicam oposição e contraste dentro de uma mesma oração. A classificação das conjunções ocorre com base no seu emprego nas frases porque elas não desempenham função sintática na oração.
-Lista de Conjunções Adversativas:
-Mas
-Porém
-Contudo
-Todavia
-No entanto
-Se não
-Não obstante
-Ainda assim
-Apesar disso
-Mesmo assim
-De outra sorte
-Ao passo que
Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação.
São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.
"Todavia, com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência..." ORAÇÃO CORD. SIND. ADVERSSATIVA
Adversativas:
-Mas
-Porém
-Contudo
-Todavia
-No entanto
-Se não
-Não obstante
-Ainda assim
-Apesar disso
-Mesmo assim
-De outra sorte
-Ao passo que
Exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior, estabelecendo contraste ou compensação. Exemplos:
"O amor é difícil, mas pode luzir em qualquer ponto da cidade." (Ferreira Gullar)
'Só tem poder quem age'
Gabarito A
a) Contudo - Conjunção Coordenativa Adversativa (mas, porém, entretanto, no entanto, todavia....)
b) Porquanto - Conjunção Subordinativa Causal (visto que, já que, porque....)
c) Conquanto - Conjunção Subordinativa Concessiva (embora, mesmo que, ainda que...)
d) Assim - Conjunção Coordenativa Conclusiva (logo, portanto, por conseguinte..)
e) Logo - Conjunção Coordenativa Conclusiva (assim, portanto, por conseguinte..)
GABARITO: LETRA A
Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo:
Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo