No processo de administração, a função organização faz a di...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624380 Administração Geral
No processo de administração, a função organização faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional. O desenho da estrutura é influenciado por fatores contingenciais — tais como ambiente, tamanho, tecnologia de produção e estratégia — que devem ser considerados pelos administradores na busca por eficácia organizacional.
Assim, para uma organização que atua em ambiente com grau de mudança baixo e adota produção em massa, a estrutura mais eficaz é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise aborda, especificamente, a questão do alinhamento da estrutura organizacional ao contexto em que uma empresa está inserida. Para tanto, vamos comentar sobre cada uma das alternativas: 

A) CERTA. Funcional – as estruturas funcionais dividem as áreas da empresa conforme suas funções. Esse tipo de estrutura é indicada para empresas em setores mais estáveis e que seus produtos e serviços não estão em constante alteração. Essa constância na produção permite ganhos de escala, com uma produção em massa. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise; 

B) ERRADA. Em rede – as estruturas em rede separam as principais funções de uma empresa em unidades interdependentes, as quais são interligadas por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações. A maior vantagem desse tipo de organização é a sua flexibilidade e competitividade em escala global. Esse desenho permite maior adaptabilidade a ambientes complexos e mutáveis, porém, não contribui para uma produção em massa.

C) ERRADA. Matricial – as estruturas matriciais compõem-se, ao mesmo tempo, de uma estrutura funcional e uma estrutura horizontal (normalmente se refere a um projeto ou um produto). Essa estrutura é multidimensional e as unidades de trabalho são os projetos e os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. Esse tipo de estrutura é indicada para ambientes em mudança e não complexos, pois, com essa estrutura as empresas conseguem continuar entregando produtos tradicionais e buscar inovações com uma estrutura em paralelo, como por processos ou projetos. Porém, como consequência, as organizações não conseguem focar apenas em uma linha de produtos e perde o ganho de escala com uma produção em massa.

D) ERRADA. Matricial por processo – conforme explicado na questão anterior, essa alternativa está errada e as estruturas matriciais por processos é apenas uma variedade das estruturas matriciais. As características permanecem praticamente as mesmas.

E) ERRADA. Funcional por unidade – uma estrutura funcional por unidade é uma estrutura organizacional em que as funções são desempenhadas por uma unidade separada das demais. Ou seja, na estrutura funcional tradicional cada departamento da empresa realiza uma função específica e esses departamentos estão interligados. Na estrutura funcional por unidade, cada unidade é uma “empresa" separada que exerce uma função específica e estão vinculadas ou subordinadas a uma matriz, uma sede. Esse tipo de estrutura, apesar de possuir características semelhantes à estrutura funcional tradicional, é uma modernização e mais adequada para ambientes complexos que exigem produtos tradicionais. Portanto, não é o gabarito da questão em análise.


Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A

GABARITO: LETRA A

FUNCIONAL: Este tipo de estrutura é fundamentado no trabalho de Taylor sobre supervisão funcional, em que ele dividiu o processo de produção em dois níveis: estudos ou planos e execução ou contramestre. Ou seja, separou o planejamento da execução.

A autoridade é funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. Assim, cada operário da linha de produção se reporta a diversos supervisores, cada um relacionado a uma especialidade. É uma autoridade do conhecimento. Nada tem de hierárquica, linear ou de comando.

As suas características são:

- Há linhas diretas de comunicação, sem necessidade de intermediação;

- Descentralização das decisões, que são delegadas aos órgãos ou cargos especializados;

- Ênfase na especialização, em todos os níveis da organização. Cada órgão ou cargo contribui com sua especialidade e as responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações.

VANTAGENS

- Proporciona o máximo de especialização;

- Permite melhor supervisão técnica;

- Desenvolve comunicações diretas e sem intermediações;

- Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.

DESVANTAGENS

- Dilui e perde autoridade de comando;

- Subordinação múltipla;

- Tendência à concorrência entre os especialistas;

- Confusão quanto aos objetivos, já que há subordinação múltipla.

FONTE: MEUS RESUMOS.

E por que matricial por processo não pode ser a resposta?

LETRA A CORRETA

A estrutura funcional é o tipo de organização que aplica o princípio funcional ou o princípio da especialização das funções. Aqui, cada funcionário deve se reportar ao supervisor especialista da área de interesse. 

Estrutura Funcional

 Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.

Matricial é indicada para ambientes instáveis. Funcional para ambientes estáveis.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo