A Quarta República, também conhecida como República Popul...
I. Foram presidentes do Brasil neste período José Linhares e Júlio Prestes. II. Foi um período marcado pela industrialização e urbanização brasileira. III. As forças políticas que se destacaram no período são: PTB, PSD e UDN, bem como as forças secundárias: PSP, PDC e PCB. IV. A redemocratização foi intermediada pelo Golpe de 1964.
Está correto o que se afirma apenas em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão traz afirmativas que caracterizam esse período no Brasil. Para aprofundar o tema, recomenda-se Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (1917-1964) de Rodrigo Motta e a dissertação de mestrado na PUC-Rio O período 1946-1964: um debate sobre o conceito de populismo na primeira democracia brasileira (1946-1964) de Gisele Braz de Souza que está disponível na Internet (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/59042/59042.PDF)
Afirmativa I – INCORRETA – Presidentes do período: Eurico G. Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck, Jânio Quadros e João Goulart.
Afirmativa II – CORRETA – Houve um salto na urbanização nesse período, marcado pelo êxodo rural e pela industrialização, sobretudo no governo de Getúlio Vargas, com o estímulo à indústria de base, e no governo de Juscelino Kubitscheck, com estímulo à indústria automobilística.
Afirmativa III – CORRETA – As principais forças políticas do período representavam os grupos de esquerda e de direita: PTB, partido criado por Getúlio Vargas, concentrava as forças de sindicatos trabalhistas; o PSD representava os grupos nacionalistas getulistas e a UDN, grupos liberais e conservadores.
Afirmativa IV – INCORRETA – O Golpe de 1964 interrompeu o período de redemocratização. Até 1985, todos os presidentes foram militares e governaram de forma autoritária e ditatorial. Se a proposta era a de expressar que o golpe de 1964 ficou a meio da redemocratização, interrompendo-a , o termo usado “ intermediação" não procede pois significa “interceder como mediador". O golpe de 64 rompeu com a construção democrática.
A) INCORRETA
B) INCORRETA
C) INCORRETA
D) CORRETA
GABARITO DO PROFESSOR: B
GABARITO OFICIAL: RESPOSTA: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não, a redemocratização do Brasil não foi intermediada pelo Golpe de 1964. Na verdade, o Golpe de 1964 instaurou um regime autoritário no país que durou até 1985. A redemocratização só começou a acontecer após a abertura política, que foi iniciada em 1979 pelo governo do general João Batista Figueiredo, que sucedeu ao regime militar.
A abertura política permitiu a volta dos partidos políticos e a realização de eleições diretas para prefeitos, governadores e senadores. Em 1985, o país elegeu o primeiro presidente civil desde o golpe, Tancredo Neves, mas ele faleceu antes de assumir o cargo e foi sucedido por seu vice-presidente, José Sarney. A Constituição de 1988 consolidou a redemocratização ao estabelecer as bases para um Estado democrático de direito.
Não entendi nada!
O gabarito desta questão está errado. A resposta mais correta é a letra B.
- O Golpe de 1964 é o fim da 4ª República e início da 5ª República. Se a questão estiver se referindo ao golpe que trouxe a redemocratização, ele foi feito em 29 de outubro de 1945, quando Vargas foi deposto pela alta cúpula das Forças Armadas - encabeçada por Eduardo Gomes e Gois Monteiro. Estes após o fato, entregaram o poder ao presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro José Linhares;
- A redemocratização em 1985 não foi intermediada pelo Golpe de 1964, pelo contrário, os governantes da ditadura fizeram o máximo de esforço para manter o regime ditatorial. Mesmo o Presidente-ditador Ernesto Geisel, que iniciou o processo de redemocratização, criou a Lei Falcão - 1976 (com o objetivo de evitar o fortalecimento de uma oposição organizada), o Pacote de Abril - 1977 (fechando temporariamente o Congresso Nacional, aumentando o mandato presidencial, mantendo eleições indiretas para governadores estaduais e prefeituras de capital, alteração de quorum para alterar emendas constitucionais, e 1/3 de senadores seriam eleitos indiretamente - os senadores biônicos);
- Durante o governo do Presidente-Ditador João Batista Figueiredo, diversos atentados provocados por agentes do exército da chamada "linha-dura", contrários a abertura política, não foram contidos ou repreendidos pelo gabinete presidencial, que, pelo contrário, dizia que eram "bolsões radicais, porém sinceros".
- Em 1984, a Emenda Constitucional Dante de Oliveira foi rejeitada, por falta de quorum, impedindo as eleições diretas, mostrando força dos deputados alinhados com a ditadura dentro do Congresso Nacional. Tal ocorreu em 1985 de forma indireta com a escolha de Tancredo Neves.
- Ainda em 1985, o Presidente-Ditador João Batista Figueiredo, recusou-se a passar a faixa presidencial a José Sarney, empossado em razão da morte de Tancredo Neves, gerando apreensão e pondo em dúvida a legitimidade do governante eleito como vice-presidente, chamando-o de "traidor".
Fontes:
http://memoria.bn.br/pdf/093092/per093092_1945_05325.pdf
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/03/31/ha-40-anos-ditadura-impunha-pacote-de-abril-e-adiava-abertura-politica
https://jus.com.br/artigos/92607/noves-golpes-da-historia-do-brasil
https://www.camara.leg.br/radio/programas/431737-direitas-ja-rejeicao-da-emenda-dante-de-oliveira-marca-a-historia-do-pais/
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0101200709.htm
gabarito errado, o correto seria a letra B
Questão enviesada, não se pode afirmar categoricamente que o golpe intermediou a redemocratização, pois, até mesmo dentro do grupo militar havia divergências de ideais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo