O desenho de cargo é a especificação do conteúdo, dos método...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q601559 Gestão de Pessoas
O desenho de cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais do seu ocupante. Existem três modelos de desenho de cargos: o clássico, o humanístico e o contingencial.

Leia o fragmento a seguir.

O modelo _____ representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as _____, a _____ e a estrutura da organização".

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa C: contingencial – pessoas – tarefa.

Vamos entender por que esta é a resposta certa e analisar as alternativas incorretas.

Tema da questão: O enunciado trata sobre os três modelos de desenho de cargos: o clássico, o humanístico e o contingencial. Esses modelos descrevem formas diferentes de estruturar e definir os cargos dentro de uma organização, levando em consideração o conteúdo do trabalho, os métodos de trabalho e as relações com os demais cargos.

Alternativa C: contingencial – pessoas – tarefa

O modelo contingencial é de fato o mais abrangente e complexo, pois considera três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização. Esse modelo reconhece que a eficácia do desenho de cargos depende de múltiplos fatores e da interação entre eles. Por isso, é necessário ajustar o desenho do cargo às necessidades individuais dos trabalhadores, aos requisitos específicos das tarefas e às características da estrutura organizacional.

Alternativas incorretas:

Alternativa A: contingencial – condições internas – tarefa

Embora o modelo contingencial seja correto, a expressão "condições internas" não abrange adequadamente as variáveis consideradas neste modelo. O foco aqui é mais específico nas pessoas e na tarefa, além da estrutura organizacional.

Alternativa B: humanístico – remunerações – insalubridade

O modelo humanístico enfatiza a importância das necessidades humanas e psicológicas no desenho de cargos, mas não é caracterizado por considerar variáveis como remunerações e insalubridade. Essas variáveis são mais específicas e não refletem a amplitude do modelo humanístico.

Alternativa D: clássico – condições externas – concorrência

O modelo clássico se concentra principalmente na eficiência e na padronização das tarefas. Ele não considera de forma adequada as condições externas e a concorrência como variáveis centrais para o desenho de cargos.

Alternativa E: humanístico – pessoas – pesquisa de mercado

Embora o modelo humanístico ponha ênfase nas pessoas, a "pesquisa de mercado" não é uma variável relevante no contexto do desenho de cargos dessa abordagem. O foco está mais nas necessidades humanas e psicossociais dentro do ambiente de trabalho.

Portanto, a alternativa C é a única que corretamente identifica o modelo contingencial, que é o mais abrangente por considerar as variáveis pessoas, tarefa e a estrutura da organização.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C - RIBAS (2014): 

7.2 Caráter contingencial da ARH

Outra característica dessa área refere-se ao seu caráter contingencial, ou seja, todas as suas atividades dependem da situação em que a organização se encontra e de suas características, além das características da organização, do mercado, dos funcionários, do governo, dos clientes e dos fornecedores. Dessa forma, não existem leis ou princípios universais, muito menos regras imutáveis; tudo depende das contingências do ambiente.

 ATENÇÃO!

A gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

Questão de Concurso

(Cespe/Abin/Agente Técnico de Inteligência/2010) Um dos princípios universais da gestão de pessoas ampara-se no seu caráter contingencial.

Gabarito: errado. Não existem leis ou princípios universais, muito menos regras imutáveis, tudo depende das contingências do ambiente.

o modelo contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura organizacional. O desenho do cargo é dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho. Isso faz do modelo contingencial mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa. 

Gestão de pessoas - Idalberto Chiavenato

A ARH moderna, em todas as suas facetas, trabalha com vínculo direto à idéia da contingencialidade, sendo que todos os subsistemas de RH são fortemente vinculados a este conceito. As contingências podem proporcionar avanços significativos nas estruturas de gestão de pessoas.

Os três modelos que vão desfilar são:

o T_DT =Tradicional Divisão de Trabalho - Modelo Clássico

a ReCa = Relacionamento e Cargos Amplos - Modelo Humanística

e o PET = Pessoas, Estrutura e Tarefas - Modelo Contingencial

GAB C

MODELO DE DESENHO DE CARGOS

MODELO CLÁSSICO OU TRADICIONAL: No modelo clássico, as pessoas eram vistas como apêndices da máquina; demonstrava a fragmentação do trabalho, dividido na linha de produção. O modelo clássico apresenta ênfase na eficiência e no conservadorismo dos cargos, sendo projetado para alcançar a redução de custos, a padronização das atividades e o apoio à tecnologia. Este modelo traz como desvantagem o fato de descrever cargos simples e repetitivos e de propiciar a desmotivação por causa do trabalho individualizado, monótono e monopolizado pela chefia.

MODELO HUMANÍSTICO: O modelo humanístico é também denominado modelo das relações humanas, pelo fato de ter surgido com a experiência de Hawthorne. Foi a partir dela que surgiu a Escola de Relações Humanas, na década de 1930. O movimento humanista foi uma reação pendular ao mecanicismo da administração tradicional da época e tentou substituir a engenharia industrial pelas ciências sociais, a organização formal pela organização informal, a chefia pela liderança, o incentivo salarial pelas recompensas sociais e simbólicas, o comportamento individual pelo comportamento em grupo e o organograma pelo sociograma.

MODELO CONTINGENCIAL: O modelo contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa, pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, as tarefas e a estrutura da organização. No modelo contingencial, o desenho do cargo não se baseia na presunção de estabilidade e permanência dos objetivos e dos processos organizacionais, mas, ao contrário, é dinâmico e baseia-se na contínua mudança e revisão do cargo, como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho.

RESUMO BÁSICO:

  1. MODELO CLÁSSICO: Foco nas tarefas.
  2. MODELO HUMANÍSTICO: Foco nas pessoas.
  3. MODELO CONTINGENCIAL: Foco nas tarefas + pessoas + estrutura organizacional.

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo