No que se refere a arquivos permanentes, julgue o item que s...
No que se refere a arquivos permanentes, julgue o item que segue.
Quando se identifica o valor secundário nos
documentos, deve‐se recolhê‐los aos arquivos
permanentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Vamos entender melhor o tema tratado na questão e o porquê da alternativa correta.
Os arquivos permanentes são aqueles que possuem valor permanente, ou seja, são documentos que, além de terem cumprido sua função administrativa, possuem também valores secundários que justificam sua preservação por tempo indeterminado. Esses valores podem ser históricos, probatórios, informativos, entre outros.
Quando se fala em valor secundário, estamos nos referindo a características que tornam os documentos relevantes para fins que vão além de sua função original. Isso inclui a importância histórica, a pesquisa ou a prova jurídica.
Explicação da alternativa correta:
A afirmativa está correta porque, ao identificar o valor secundário nos documentos, é necessário recolhê-los aos arquivos permanentes. Esse processo garante que eles sejam preservados e acessíveis para futuras consultas. Portanto, a alternativa C está correta.
Comentário sobre as alternativas incorretas:
Se houvesse alternativas incorretas, estas poderiam ser baseadas em interpretações errôneas sobre os arquivos permanentes ou sobre o conceito de valor secundário. Por exemplo:
- Afirmar que os documentos com valor secundário devem ser descartados estaria incorreto, pois esse valor justifica justamente sua preservação.
- Dizer que tais documentos devem ficar em arquivos correntes também seria errado, já que o local apropriado para documentos com valor permanente é o arquivo permanente.
Entender essa distinção é crucial para a gestão correta dos documentos em uma organização.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. CORRETO.
1. Valor primário (administrativo): documentos vinculados a atividades em andamento ou que ainda podem ser questionados administrativamente, legalmente ou juridicamente. Todo documento nasce com esse valor e depois o perde. Compreende os documentos das fases corrente (alto valor primário) e intermediária (baixo valor primário). Exemplos: fatura do cartão de crédito, contrato de contratação de curso etc.
2. Valor secundário (histórico): documentos vinculados a fatos históricos para a instituição ou para a sociedade. Poucos documentos atingirão esse valor. É um valor imprescritível. Compreende os documentos da fase permanente. Também é chamado na bibliografia arquivística de valor probatório ou informativo.
Atenção:
Transferência -> Intermediário;
Recolhimento -> Permanente.
Anotações das Aulas de Arquivologia do Prof. Elvis Correa - Grancursos.
CORRENTES - VALOR PRIMÁRIO ALTO
INTERMEDIÁRIOS - VALOR PRIMÁRIO BAIXO
PERMANENTES - VALOR SECUNDÁRIO
CORRETO
Quando se identifica o valor secundário nos documentos, deve‐se recolhê‐los aos arquivos permanentes.
Acertei a questão, entendi que a banca puxou a literalidade. Porém, existe a possibilidade de que alguns arquivos estejam na fase intermediária, mas com valor secundário mediante situação de prazo de guarda.
VALOR PRIMÁRIO: CORRENTE E INTERMEDIÁRIO( AINDA CUMPREM FUNÇÕES NAS ATIVIDADES DA INSTITUIÇÃO)
VALOR SECUNDÁRIO: PERMANENTE( NÃO POSSUI MAIS FUNÇÃO ADMINISTRATIVA)
Acertei, mas fiquei confusa de a questão talvez estivesse errada, se levasse em consideração o prazo de guarda na tabela de temporalidade que o documento deve obedecer.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo