Cintia é mãe de duas crianças. Ficou um ano desempregada, m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q846224 Pedagogia
Cintia é mãe de duas crianças. Ficou um ano desempregada, mas podia contar com o salário de seu ex-marido Flávio para as despesas da casa. Cintia e Flávio se separaram há dois meses e ela conseguiu um emprego, mas sua mãe não pode ficar com sua caçula de 11 anos e não há nenhum outro parente para ficar com a criança no período de ausência da mãe. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o correto a ser feito por Cintia será:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Letra B

A questão aborda uma situação onde Cintia, em face de uma mudança de circunstâncias familiares e profissionais, precisa decidir sobre o cuidado de sua filha caçula de 11 anos durante sua ausência por motivos de trabalho. Este cenário envolve conhecimentos relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece direitos e proteções para crianças e adolescentes no Brasil.

De acordo com o ECA, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária (Art. 4° do ECA).

Na alternativa B, é proposta uma solução que alinha com esses princípios, permitindo que a criança participe de atividades no âmbito escolar, como aulas extras de artes em um ateliê vinculado à escola. Isso não apenas garante um espaço seguro e adequado para a menina enquanto a mãe trabalha, mas também contribui para o desenvolvimento cultural e educacional da criança, sem submetê-la ao trabalho infantil, o que é proibido pelo ECA.

As demais alternativas contrariam direta ou indiretamente o ECA. Por exemplo, a alternativa A sugere que a criança trabalhe como auxiliar da mãe, o que caracteriza trabalho infantil, algo expressamente proibido para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. A alternativa C sugere deixar a criança com o pai, apesar de denúncias de maus-tratos, o que vai contra a proteção integral estabelecida pelo ECA. A alternativa D também sugere uma forma de trabalho infantil, e a alternativa E propõe que a criança inicie um trabalho prematuramente, o que novamente viola as disposições do ECA contra o trabalho infantil.

Portanto, a alternativa B é a correta, pois é a única que respeita os direitos da criança estabelecidos pelo ECA, promove seu bem-estar e desenvolvimento, e evita práticas ilegais como o trabalho infantil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra B.

 

O quê????!!!?!?!?!!?!!!

impressão minha ou não tem nenhuma correta?

B. Viabilizar que a caçula possa ir para o que chamam de ateliê vinculado a escola para ter aulas extras de artes e produzir desenhos e pinturas. Posteriormente essas atividades poderão ser comercializadas trazendo rentabilidade à família.

 

Acertei a questao por que me pareceu a menos absurda, mas nao achei esta informação na lei ECA. Quem souber de onde vem isso aiii por favor avisa aqui.

 

Bons estudos.

 

 

 

Questão esdrúxula!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo