Em relação às formas de controle sobre a Administração Públi...
Em relação às formas de controle sobre a Administração Pública, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O controle realizado pela própria Administração Pública em relação aos seus atos sempre dependerá de provocação de terceiros.
CONTROLE INTERNO DE OFICIO OU POR PROVOCAÇÃO
no controle legislativo, a apreciação do ato administrativo se dará exclusivamente em relação ao seu mérito.
no controle judicial, o Tribunal de Contas analisa os aspectos relacionados à legalidade e à legitimidade dos atos administrativos.
NO CONTROLE LEGISLATIVO/ OFICIO OU PROVOCAÇÃO
o controle judicial do ato administrativo é realizado de ofício, não dependente de provocação de terceiros.
O CONTROLE JUDICIAL DEPENDE DE PROVOCAÇÃO
Gabarito: LETRA A.
A questão versa sobre o tema controle administrativo. Nesse contexto, vamos analisar os itens para encontrar a resposta correta, conforme exigência da questão.
a) no controle administrativo, a Administração Pública poderá rever seus próprios atos, pautada no princípio da autotutela, para preservação do interesse público.
Correto. Este é o princípio da Autotutela, que permite a Administração Pública pode controlar os seus próprios atos, independente de intervenção do Poder Judiciário. O princípio está contido na Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal e, por ele, a administração Pública tem o poder de anular os atos administrativos eivados de vício de legalidade e revogá-los por questões de mérito (oportunidade e conveniência), conforme conceituado na súmula nº 473 do STF:
b) O controle realizado pela própria Administração Pública em relação aos seus atos de provocação de terceiros.
Incorreto. Na verdade, o Controle Administrativo é aquele exercido pela própria Administração, com base em seu poder de autotutela, mediante iniciativa própria ou provocação, conforme explica Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 811):
c) no controle legislativo, a apreciação do ato administrativo se dará em relação ao seu mérito.
Incorreto. Na verdade, o controle administrativo incide sobre uma dupla linha: legalidade e conveniência pública, ou seja, trata-se de um controle de legalidade e de mérito. Neste sentido, confira-se Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro. 42. ed. São Paulo: Malheiros, 2016, p. 837):
d) no , o Tribunal de Contas analisa os aspectos relacionados à legalidade e à legitimidade dos atos administrativos.
Incorreto. O controle exercido pelo Tribunal de Contas é LEGISLATIVO, uma vez que a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Administração Direta e Indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas revela o controle externo parlamentar, que será exercido pelo Congresso Nacional com o auxílio do Tribunal de Contas, conforme a inteligência da conjugação dos arts. 70 e 71, da CF:
e) o controle judicial do ato administrativo é realizado , dependente de provocação de terceiros.
Incorreto. O controle judicial poderá ser prévio ou posterior, sendo sempre realizado mediante provocação, conforme nos ensina Alexandre Mazza (Manual de Direito Administrativo. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2019, p. 1155):
Portanto, gabarito LETRA A.
Súmula 473, do STF: "a administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo