A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q601575 Administração Geral
A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Com relação aos diferentes tipos de poder que um líder pode exercer, analise as afirmativas a seguir.

I. Poder coercitivo – O liderado percebe que o fracasso em atender às exigências do líder pode levá–lo a sofrer algum tipo de punição ou penalidade, que ele quer evitar.

II. Poder legitimado – é o poder que se apoia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento, que o liderado pretende obter do líder.

III. Poder de referência – é o poder baseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.

Assinale:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar as afirmativas para entender qual delas está correta.

Alternativa correta: A

Vamos começar explorando cada um dos tipos de poder mencionados nas afirmativas:

I. Poder coercitivo – O poder coercitivo é baseado na ameaça de punição. Os liderados obedecem ao líder para evitar consequências negativas, como demissões, rebaixamentos ou outras penalidades. Esta descrição está correta.

II. Poder legitimado – Esta afirmativa está incorreta. O poder legitimado se refere ao poder que uma pessoa possui devido à sua posição ou função dentro de uma estrutura organizacional. Ele é baseado na aceitação de que a autoridade do líder é legítima e deve ser respeitada, não está relacionado à esperança de recompensas, que, na verdade, caracteriza o poder de recompensa.

III. Poder de referência – Esta afirmativa também está incorreta. O poder de referência é baseado na identificação e respeito do liderado pelo líder. Essa influência ocorre porque os liderados querem se associar ou se assemelhar ao líder. A descrição fornecida na questão corresponde ao poder de especialização, que se baseia no conhecimento técnico ou nas habilidades específicas do líder.

Portanto, a única afirmativa correta é a I, que descreve precisamente o poder coercitivo.

Se precisar de mais alguma explicação ou tiver outras dúvidas, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Poder de recompensa:

Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..

Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.

 

Poder Coercitivo:

Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.

 

Poder Legítimo:

Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros. Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.

 

Poder de referência:

É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro. Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam  o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.

 

Poder de Especialização:

Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos."

Não entendo pq a I está dada como incorreta.

Mas a I está correta. 

GAB:A

ALTERNATIVA A

I. Poder coercitivo – Baseado na coerção, na punição.
II. Poder legitimado normas, valores e crenças. Direito legítimo de governar ou influenciar os outros. (Observado principalmente em chefes)
III. Poder de referência – Relacionado ao carisma.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo