Com referência às informações do texto precedente, julgue o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2466163 Biologia

        Na atualidade, o Brasil está lutando contra a dengue em diversas frentes. Nesse sentido, uma técnica que já foi bastante usada é a liberação de machos estéreis no ambiente. Mais recentemente, cientistas brasileiros desenvolveram um inseticida capaz de matar a larva do mosquito a partir do óleo extraído da Xylopia ochrantha (Mart), da Família Annonaceae, que é uma planta nativa da Mata Atlântica. Por outro lado, o governo incluiu a vacina contra a dengue no repertório de vacinas do SUS.


Internet: <metropoles.com> (com adaptações).



Com referência às informações do texto precedente, julgue o item que se segue. 


Uma estratégia para a produção de machos estéreis do Aedes Aegypti é selecionar machos que tenham mutação em gene situado no cromossomo Y que leve ao bloqueio de espermatogênese e cruzá-los com fêmea com fertilidade no espectro da normalidade.  

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item apresenta uma compreensão equivocada sobre a estratégia genética de controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. No contexto da técnica de mosquitos machos estéreis, comumente se faz uso da técnica de Radiação (SIT) ou da técnica de liberação de insetos com Dominância Letal (RIDL), ambas envolvem a esterilização de mosquitos machos que são liberados em grandes números no ambiente para competir com machos selvagens, levando a cruzamentos infrutíferos com as fêmeas, reduzindo assim a população do vetor. A estratégia descrita no item, a seleção de machos com mutação em gene situado no cromossomo Y que leve ao bloqueio de espermatogênese, não é a técnica aplicada ou proposta pois os mosquitos do gênero Aedes não possuem cromossomo Y como determinante de sexo, como ocorre em mamíferos. Ao invés disso, em mosquitos, a determinação do sexo é geralmente ligada a um par de cromossomos autossômicos onde genes específicos controlam o desenvolvimento sexual. Dessa forma, a estratégia de controle de vetores não se baseia em mutações no cromossomo Y, mas sim em outros métodos que resultem em machos incapazes de produzir descendentes viáveis após o acasalamento com fêmeas selvagens.

Cara, que questão COVARDE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo