O epicurismo e o estoicismo foram as duas filosofias éticas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465446 Filosofia
O epicurismo e o estoicismo foram as duas filosofias éticas predominantes no período helenístico. O estoicismo, em contraposição à ética epicurista, relaciona o bem:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a C - à indiferença diante da dor e do sofrimento.

O estoicismo é uma corrente filosófica que surgiu na Grécia Antiga e ganhou destaque no período helenístico. Uma de suas principais características é a busca pela apatheia, ou seja, uma indiferença emocional que permite aos indivíduos não serem afetados pelo sofrimento e pelas emoções perturbadoras. Os estoicos acreditavam que o verdadeiro bem reside na virtude e na capacidade de viver de acordo com a razão, mantendo a serenidade independente das circunstâncias externas.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas e entender por que não correspondem ao estoicismo:

A - à atividade da alma segundo a razão. Esta alternativa se aproxima do pensamento aristotélico mais do que do estoico. Para Aristóteles, a atividade da alma de acordo com a razão é a essência da virtude. Enquanto os estoicos também valorizam a razão, o foco específico do estoicismo é a indiferença emocional.

B - ao prazer por coisas materiais. Esta alternativa se relaciona mais com o epicurismo, que enfatiza a busca do prazer (entendido como a ausência de dor) como o bem supremo. Os estoicos, por outro lado, consideravam o prazer material irrelevante para uma vida virtuosa.

D - aos costumes ou convenções sociais. Os estoicos eram conhecidos por desconsiderar os costumes sociais quando estes não estavam em harmonia com a razão e a virtude. Portanto, esta alternativa não se alinha com a filosofia estoica.

E - ao dever de cumprir o que é ordenado pela lei divina. Embora os estoicos acreditassem que a razão universal era divina, eles não enfatizavam o cumprimento de leis divinas como tal. A ênfase estava na harmonia com a natureza e a razão, não em regras ou leis impostas de fora.

Compreender essas nuances ajuda a diferenciar o estoicismo de outras filosofias éticas da antiguidade, como o epicurismo. Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão abordada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assim, o ideal do estoicismo é atingir a ataraxia ou apatia, ou seja, a indiferença em relação a todas as emoções, o que se alcança pela prática da virtude.

Gabarito C
Valorização da indiferença. O indivíduo deve negar os sentimentos externos. O mundo dos negócios utiliza muito estes conceitos.

No plano ético, os estóicos defendiam uma atitude de austeridade física e moral, baseados em virtudes como a resistência ante o sofrimento, a coragem ante o perigo. O dever é o melhor caminho para a felicidade diferente do epicurismo que era o prazer.

 

Em resumo, assim não tem como errar:

- epicurismo - sempre ligado ao prazer da vida, sensibilidade.

- estoicismo - ligado à razão, disciplina.

Amigos, bons estudos!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estoicismo

 

A ética estoica defende uma perspectiva determinista. Com relação àqueles que não têm a virtude estoica, Cleanto uma vez opinou que o homem ímpio é "como um cão amarrado a uma carroça, obrigado a ir para onde ela vai".[10] Já um estoico de virtude, por sua vez, alteraria a sua vontade para se adequar ao mundo e permanecer, nas palavras de Epicteto, "doente e ainda feliz, em perigo e ainda assim feliz, morrendo e ainda assim feliz, no exílio e feliz, na desgraça e feliz",[11] assim afirmando um desejo individual "completamente autónomo" e, ao mesmo tempo, um universo que é "um todo rigidamente determinista".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo