A brincadeira é uma atividade presente na vida de crianças ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004493 Pedagogia
A brincadeira é uma atividade presente na vida de crianças em diversas culturas, possuindo papel importante no desenvolvimento das mesmas. Apesar disso, tal importância nem sempre é reconhecida pelos adultos, os quais priorizam na educação das crianças aspectos cognitivos formais e apresentam uma dificuldade em visualizar a relação existente entre brincadeira e desenvolvimento. Sobre a relação da brincadeira e do pensamento da criança, é INCORRETO afirmar que.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra D.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa D está incorreta ao afirmar que os jogos de construção representam uma fase de passagem da realidade para a fantasia. Na verdade, o que ocorre é o contrário: os jogos de construção tendem a ser mais concretos e realistas, permitindo que a criança manipule materiais e desenvolva habilidades práticas e cognitivas relacionadas ao mundo real. Eles não representam uma transição direta para a fantasia, mas sim um enriquecimento da experiência sensorial e o estímulo à criatividade dentro de um contexto mais concreto.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Esta alternativa está correta ao descrever que a criança, ao brincar, demonstra seu nível cognitivo e constrói conhecimentos. A referência aos quatro períodos distintos do desenvolvimento cognitivo, conforme descrito por Piaget (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal), está precisa. A brincadeira reflete e contribui para o desenvolvimento cognitivo em cada um desses estágios.

Alternativa B: Também está correta ao destacar que as brincadeiras de faz-de-conta têm grande intensidade afetiva e que, a partir dos quatro anos, as crianças começam a criar histórias que imitam a realidade. Esse processo de simbolização é crucial para o desenvolvimento da capacidade de abstração e de representação da realidade.

Alternativa C: Correta ao apontar que entre os dois e seis/sete anos, a atividade lúdica adquire caráter simbólico. A criança utiliza símbolos para representar a realidade e o jogo simbólico permite a entrada no imaginário e a expressão de regras implícitas. Isso é fundamental para o desenvolvimento da capacidade de imaginar, criar e compreender regras sociais.

Portanto, a única alternativa que apresenta uma afirmação incorreta sobre a relação entre brincadeira e desenvolvimento infantil é a alternativa D.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo