A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter u...
Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas e seguranças.
Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade versus igualdade: o mundo em desordem. Rio de Janeiro: Record, 2011, v. I, p. 433 (com adaptações).
A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue o próximo item.
Em 1914, Benito Mussolini, expoente da esquerda do Partido
Socialista Italiano, posicionou-se a favor da participação da
Itália na Primeira Guerra Mundial.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO.
Benito Mussolini foi socialista e a favor da entrada dos italianos na Primeira Guerra Mundial.
Entre 1901 a 1914, Benito Mussolini, pertenceu ao Partido Socialista Italiano, por influência de seu pai. E, ele não só defendia a participação da Itália na Primeira Guerra, como participou dessa, sendo inclusive ferido.
FONTE: comentário da professora Rebecca Guimarães em https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/03/P%C3%B3s-prova-ABIN-Rebecca-Guimar%C3%A3es-Hist%C3%B3ria-do-Brasil-e-Hist%C3%B3ria-Mundial.pdf
Benito Mussolini era a favor de uma guerrinha e na segunda guerra ainda atrapalhou o hitler ( para a nossa alegria)
pm-alagoas 2018
Lembrando que a grande parte dos socialistas eram contra a entrada da Itália na guerra, vista como uma guerra imperialista. Mussolini a princípio (bem princípio) também foi contra, mas logo viu a guerra como uma oportunidade para a Itália recuperar seus territórios “irredentes” (que ainda estavam sob possessão dos austríacos) e mudou sua opinião. Essa divergência com os socialistas levou a sua demissão do jornal socialista Avanti. Ele cria um novo jornal, Il Popolo d’Italia, para apoiar a guerra, chegando a lutar ao lado dos Aliados, e, após a guerra, ele utiliza esse mesmo jornal para pregar o fascismo.Lembrando que a grande parte dos socialistas eram contra a entrada da Itália na guerra, vista como uma guerra imperialista. Mussolini a princípio (bem princípio) também foi contra mas logo viu a guerra como uma oportunidade para a Itália recuperar seus territórios irredentes (que ainda estavam sob possesão , (, entre outros fatores, que Mussolini abandonou o socialismo e
Outra questão que me gerou revolta no dia da prova. Gostaria de alguma indicação de bibliografia que afirme que Mussolini era EXPOENTE da esquerda do Partido Socialista Italiano. Todas as bibliografias que vi referem-se a ele como grande PROPAGANDISTA do socialismo tendo em vista o mesmo ser diretor do jornal AVANTI, porém, nenhuma referencia a ser expoente da esquerda do partido.
CESPE é assim, as vezes te cobram a literalidade do enunciado em outras cobram uma certa abstração. Fica a dúvida de como advinhar o que a banca quer saber de vc na hora da prova.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo