Em 2017, o Ministério da Saúde divulgou o primeiro boletim d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2802895 Medicina

Em 2017, o Ministério da Saúde divulgou o primeiro boletim de suicídio no país, indicando que se trata da quarta causa de morte entre jovens. A avaliação do risco para suicídio constitui um verdadeiro desafio para a clínica psiquiátrica, porém, ao longo do tempo, uma série de preditores para o suicídio foram descritos e devem ser considerados.


São preditores para o suicídio, exceto:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

O tema central desta questão aborda os preditores de suicídio, que são fatores indicativos de um risco aumentado de comportamento suicida. Para resolvê-la, é necessário ter conhecimentos sobre psiquiatria, especialmente sobre os sinais e fatores de risco associados ao suicídio. A questão pede para identificar qual das alternativas não é um preditor de suicídio.

Alternativa Correta: A

A alternativa A menciona "quadros estáveis do tipo delirium e abuso/abstinência de substâncias psicoativas". O delirium é uma condição aguda e transitória, geralmente causada por fatores físicos e não está relacionada a um risco direto de suicídio. Embora o abuso de substâncias possa ser um preditor de suicídio, a forma como a alternativa é apresentada sugere estabilidade, o que não é característico de fatores que aumentam o risco de suicídio.

Análise das Alternativas Incorretas:

B: "Responder o entrevistador com respostas evasivas e evitando contato visual" pode indicar isolamento ou desespero, que são comportamentos associados a um risco aumentado de suicídio.

C: "Demonstrar súbita calma em meio a um momento de crise" é um sinal perigoso, pois pode indicar que a pessoa tomou a decisão de cometer suicídio, trazendo uma sensação de alívio.

D: "Estar no período inicial de recuperação de quadros depressivos" é um fator de risco conhecido, pois a energia do indivíduo pode aumentar antes da resolução completa dos pensamentos suicidas, aumentando o potencial para agir sobre esses pensamentos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo