A respeito dos poderes da administração pública, é correta a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622398 Direito Administrativo
A respeito dos poderes da administração pública, é correta a correlação feita na alternativa:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Seguem os comentários sobre cada opção:


a) Errado:


A descrição aqui contida, na verdade, vem a ser aplicável ao poder vinculado. O poder discricionário, por seu turno, pressupõe que a lei conceda algum espaço de atuação ao administrador, baseado em critérios de conveniência e oportunidade, para que seja adotada a providência que, no caso concreto, melhor atenda ao interesse público.


b) Errado:


Esta definição, agora sim, corresponde ao poder discricionário, e não ao poder normativo. Este último é aquele por meio do qual a Administração expede atos gerais e abstratos visando ao fiel cumprimento da lei.


c) Errado:


Desta vez, a Banca ofereceu conceito atinente ao poder disciplinar, e não ao poder discricionário.


d) Errado:


Aqui a Banca apresentou noção conceitual referente ao poder normativo.


e) Certo:


Escorreita a definição oferecida neste item no que respeito ao poder hierárquico. De fato, por meio desta prerrogativa, a Administração dispõe do poder de comando sobre os subordinados, do poder de fiscalizar atos, de aplicar sanções, de coordenar suas atividades etc. É inerente à forma escalonada com que se estrutura a atividade administrativa.



Gabarito do professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: E

A) Poder discricionário: este poder permite uma margem de liberdade ao administrador que exercerá um juízo de valor de acordo com critérios de conveniência e oportunidade.

B) Poder normativo: através deste poder a administração pode expedir atos normativos

C) Poder disciplinar: é o poder atribuído a administração pública para aplicar sanções administrativas aos seus agentes pela prática de infrações de caráter funcional

D) Poder de polícia: é o poder conferido à administração, para restringir, frenar, condicionar, limitar o exercício de direitos e atividades econômicas dos particulares para preservar os interesses da coletividade. Atributos do poder de polícia: a autoexecutoriedade, a coercibilidade e a discricionariedade.

E) Poder hierárquico: a hierarquia e consequentemente o poder hierárquico existem no âmbito das atividades administrativas e compreende a prerrogativa que tem a administração para coordenar, controlar, ordenar e corrigir as atividades administrativas dos órgãos e agentes no seu âmbito interno.

ALTERNATIVA E

Vamos definir os poderes para melhor entendimento:

Foco, força e fé!

GABARITO: LETRA E

Poder discricionário: Há liberdade de escolha. Análise da conveniência e oportunidade.

Poder Hierárquico: Ferramenta para escalonar, estruturar, hierarquizar os quadros da Administração. Relação de coordenação e subordinação, envolvendo atividades de chefia, direção e comando. 

Poder Disciplinar: Ferramenta da Administração Pública para apenar/punir a prática de infrações.

Poder Normativo/ Regulamentar: É a ferramenta da Administração Pública para minudenciar o texto da lei. Prerrogativa de complementar a previsão legal buscando a sua fiel execução.

Poder de Polícia: Ferramenta do Estado para condicionar, restringir, limitar, frenar o exercício das atividades particulares em busca do interesse público. Atributos: Discricionariedade, coercibilidade e autoexecutoriedade.

Discricionariedade - Razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência de sua prática.

Coercibilidade - Possibilidade de imposição coercitiva.

Autoexecutoriedade - Possibilidade de executar diretamente suas decisões sem necessidade de autorização do Judiciário.

FONTE: MEUS RESUMOS.

Poder hierárquico no magistério de Hely Lopes " é o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes , estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

Mazza, Alexandre,Manual de Direito Administrativo. 3º ed. São Paulo:Saraiva 2013.

Assertiva E

poder hierárquico – compreende a prerrogativa para coordenar, controlar, ordenar e corrigir as atividades administrativas dos órgãos e agentes no seu âmbito interno.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo