Observe as citações a seguir: “Todos os Budas dos dez canto...
Observe as citações a seguir:
“Todos os Budas dos dez cantos do Universo entram na estrada única do Nirvana. Onde começa essa estrada...”
(koan Zen – budista.)
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo.”
(Hebreus 1:1-2.)
“O mestre disse: ‘Transmiti o que me foi ensinado sem acrescentar nada de mim. Fui fiel aos antigos e os amei’.”
(Analectos de Confúcio, 7.1.)
“Eu nasço em todas as eras para proteger os bons, destruir o mal e restabelecer a lei.”
(Bhagavad Gita 4.7-8.)
“Nada é dito para você (Maomé), exceto o que foi dito para os mensageiros que vieram antes de você.”
(Alcorão, 41-43.)
“Disse Moisés a Deus: ‘Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?’. Disse Deus a Moisés: ‘EU SOU O QUE SOU’. Disse mais: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros’.”
(Êxodos 3, 13-14.)
A partir da relação entre as citações, é correto afirmar que:
Gabarito comentado
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Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a alternativa C.
A questão aborda a relação entre citações de diferentes religiões e pede para identificar a implicação correta sobre essas citações. Ela exige do candidato um entendimento sobre os fundamentos das grandes religiões do mundo e como essas ideias se inter-relacionam, especialmente no que diz respeito à concepção de eternidade e a perspectiva de continuidade das ideias fundadoras.
Alternativa C: Existe uma implicação de similaridade em torno da concepção de eternidade das ideias fundadoras por trás das grandes religiões do mundo.
A alternativa correta é a C. As citações apresentadas têm em comum a ideia de uma continuidade e eternidade das ideias fundadoras das religiões. Elas refletem conceitos atemporais que são transmitidos ao longo das eras, como a eterna busca pelo Nirvana no Budismo, a revelação através de Jesus no Cristianismo, a transmissão fiel dos ensinamentos no Confucionismo, a proteção e destruição do mal no Hinduísmo, a repetição das revelações aos profetas no Islamismo e a autoidentificação de Deus no Judaísmo. Todas essas passagens convergem para uma ideia de eternidade e perenidade das ideias fundadoras.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: O conjunto de todas as religiões do mundo representa uma universalidade baseada, exclusivamente, no antagonismo da ontologia.
Essa alternativa está incorreta porque não há menção de antagonismo ontológico nas citações apresentadas. Na verdade, as citações focam em aspectos comuns e eternos das diferentes religiões, não em antagonismos.
Alternativa B: Há um preceito doutrinal intencionalmente beligerante como consequência de conceitos carregados de ideias fundamentalistas.
Esta alternativa também está incorreta. As citações não demonstram uma intenção beligerante nem são carregadas de fundamentalismo. Pelo contrário, elas enfatizam a continuidade e a transmissão de ideias espirituais e filosóficas.
Alternativa D: A mensagem conjunta das grandes religiões do mundo é clara e inconfundível: toda a humanidade está ligada canonicamente de modo fundamental e inalterável.
Incorreta. As citações não apontam para uma ligação canônica de toda a humanidade de modo fundamental e inalterável. Elas enfatizam a continuidade das ideias religiosas e filosóficas, mas não sugerem uma ligação canônica entre toda a humanidade.
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