O professor de ensino religioso do ensino fundamental entreg...
O professor de ensino religioso do ensino fundamental entregou aos alunos uma filipeta contendo as duas definições a seguir e propôs que eles criassem grupos, discutissem e chegassem a uma conclusão a respeito do assunto.
I. Aquele que proclama que toda e qualquer religião é alienada e alienante, em termos sociais e/ou individuais. Para combater a alienação, o Estado tenta suprimir toda e qualquer religião. Se não consegue proibi-la, completamente, dificulta ao máximo suas práticas, inibe sua difusão e desenvolve contínua e sistemática propaganda antirreligiosa.
(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. P. 10.)
II. Aquele que tem sua legitimidade em todo o povo, ou seja, na soberania popular. O Estado é imparcial em matéria de religião. Ele respeita todas as crenças religiosas, desde que não atentem contra a ordem pública, assim como também respeita a não crença religiosa.
(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. p 10-11.)Antes de iniciar o momento de discussão, o professor foi explícito quanto ao objetivo da aula, que era refletir sobre a relação entre o homem e a religiosidade na construção do contrato sociopolítico nacional. Ao final, os grupos manifestaram as seguintes conclusões:
GRUPO 01 – No tópico I existe a definição de um Estado ateu, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado laico.
GRUPO 02 – No tópico I existe a definição de um Estado laico, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado ateu.
GRUPO 03 – Os dois tópicos apresentam pequenos textos com lastros concretos e que configuram entre si uma relação de antagonismo.
GRUPO 04 – Os dois tópicos apresentam textos com relação lexical de simetria, contudo o primeiro não representa uma base na realidade.
A respeito das conclusões dos grupos sobre os conteúdos dos tópicos e suas relações, as únicas manifestações corretas foram as dos grupos:
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a A - 01 e 03.
Vamos entender melhor o tema da questão e as justificativas de cada alternativa.
A questão aborda a diferença entre Estado ateu e Estado laico, um tema muito relevante em discussões sobre laicidade e liberdade religiosa no contexto educacional e sociopolítico.
Estado ateu é caracterizado por uma postura antirreligiosa, onde o Estado considera toda e qualquer religião como alienante e busca suprimir ou dificultar suas práticas. Um exemplo clássico de Estado ateu foi a União Soviética.
Já o Estado laico mantém uma neutralidade em relação às religiões. Ele respeita todas as crenças e também a não crença, desde que estas não atentem contra a ordem pública. Esse conceito é fundamental para garantir a liberdade religiosa e a convivência pacífica entre diferentes grupos religiosos.
Agora, vamos analisar as conclusões dos grupos:
Grupo 01: Afirmou que o tópico I define um Estado ateu e o tópico II, um Estado laico. Esta conclusão está correta. O grupo identificou corretamente que o tópico I propõe uma visão de um Estado que combate a religião, enquanto o tópico II descreve um Estado que respeita todas as crenças.
Grupo 02: Afirmou que o tópico I define um Estado laico e o tópico II, um Estado ateu. Esta conclusão está incorreta, pois inverteu as definições. O tópico I claramente descreve um Estado que busca suprimir a religião (ateu), e o tópico II descreve um Estado neutro em relação às religiões (laico).
Grupo 03: Afirmou que os dois tópicos apresentam textos com lastros concretos e configuram uma relação de antagonismo. Esta conclusão está correta, pois realmente os textos descrevem posturas opostas em relação à religião: um Estado que é contra a religião (ateu) e outro que é neutro (laico).
Grupo 04: Afirmou que os textos dos dois tópicos apresentam relação lexical de simetria, mas que o primeiro não representa uma base na realidade. Esta conclusão está incorreta, pois o tópico I realmente descreve uma situação concreta de Estados ateus históricos, como a União Soviética.
Portanto, as únicas manifestações corretas foram as dos grupos 01 e 03, justificando a alternativa A como correta.
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