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Q753576 Arquitetura de Software
Os Padrões de Projetos em Orientação a Objeto são arquiteturas utilizadas para desenvolver softwares orientados a objetos flexíveis e sustentáveis assim reduzindo sua complexidade. O modelo Singleton é utilizado para
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A alternativa correta é a letra A, que afirma que o padrão de projeto Singleton é utilizado para garantir que o objeto tenha apenas uma instância. Vamos entender o motivo.

O padrão de design Singleton é um dos padrões de criação que tem como principal objetivo controlar a criação de objetos de uma determinada classe. Em Arquitetura de Software, especialmente na Arquitetura Orientada a Objetos, padrões de projetos são técnicas para resolver problemas comuns de design de software, e o Singleton é um padrão fundamental quando queremos restringir a instanciação de uma classe.

Quando se utiliza o padrão Singleton, garantimos que uma classe tenha uma única instância e fornecemos um ponto de acesso global para essa instância. Isso é útil em situações onde múltiplas instâncias de uma classe possam levar a comportamentos inconsistentes ou uso desnecessário de recursos. Um exemplo comum de uso do Singleton é na conexão com banco de dados, onde uma única instância de conexão é geralmente suficiente e desejável.

As demais opções não representam o propósito do padrão Singleton:

  • B - remover um objeto da memória não é o objetivo do Singleton; isso é mais relacionado à gestão de memória e ao coletor de lixo (garbage collector).
  • C - instanciar o objeto quantas vezes for necessário é o oposto do Singleton, que restringe a uma única instância.
  • D - garantir a associação entre objetos não é a função do Singleton; outros padrões como o Factory ou o Dependency Injection podem ser mais adequados para isso.
  • E - transformar o objeto em um método não faz sentido em termos de design de padrões de objetos; métodos e objetos são conceitos distintos na orientação a objetos.

Portanto, para resolver essa questão, é necessário entender os padrões de projeto de software, especialmente o padrão Singleton e seu objetivo de limitar a criação de instâncias de uma classe a uma única instância.

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Singleton. - Garante que para uma classe específica só possa existir uma única instância, a qual é acessível de forma global e uniforme.

 

Fonte: http://www.macoratti.net/vb_pd1.htm

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